SharePoint

Perguntas frequentes



O que é um Mestrado Profissional? O que o diferencia de um Mestrado Acadêmico?
De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o “Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas”. O foco acadêmico, portanto, é a principal diferença entre o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico, uma vez que o primeiro é voltado para o mercado de trabalho e o segundo para docência exclusivamente, dada sua abordagem mais teórica.
É possível lecionar no magistério superior tendo cursado um Mestrado Profissional?
Sim. A estrutura curricular de um Mestrado Profissional dá ao aluno a formação necessária para lecionar e/ou ingressar em um Curso de Doutorado, uma vez que contempla disciplinas de cunho teórico-metodológico, além de outros pré-requisitos para obtenção do título de Mestre, que culminam na elaboração da dissertação a ser defendida em banca pública. Ou seja, a dinâmica é a exatamente a mesma de um Mestrado Acadêmico. Válido dizer também que, normalmente, quando são abertos os editais para docência em faculdades, universidades e/ou institutos, exige-se a titulação de Mestre ou de Doutor sem mencionar se Profissional ou Acadêmico.
O Curso é recomendado pela Capes/MEC?
Sim. O Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali é recomendado pela Capes, obtendo conceito 3 na última avaliação quadrienal 2013-2016. Isso significa que o Curso é avaliado constantemente pelo Ministério da Educação, por meio da Capes, e que o diploma é válido em todo território nacional.
Onde o Curso está sediado?
O Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali está sediado no Campus Itajaí, situado à Rua Uruguai, 458, no Bloco D1, Salas 401 (Secretaria e Coordenação), 402 (Sala de Professores e Reuniões) e 403 (Sala de Aula). 
O Curso é pago?
Sim. Por ser uma Universidade Comunitária, a Univali depende das mensalidades dos seus alunos para custear o funcionamento dos seus Cursos, sem obtenção de lucro.
Qual é o valor total do Curso? E quais as condições de pagamento?
O valor total praticado em 2018 é de R$46.608,00, sendo parcelado em 1 + 23 vezes de R$1942,00 por meio de boleto bancário, que é disponibilizado mês a mês na intranet do aluno regularmente matriculado. Como a primeira parcela é confirmatória de matrícula, não cobramos taxa adicional. Anualmente, é feito o reajuste sobre o valor total do Curso. 
Quando e como ocorre o processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas?
O processo seletivo é realizado no segundo semestre de cada ano. A partir do momento em que o edital é publicado em nosso site, em meados de julho, as inscrições ocorrem até fins de setembro. Os meses subsequentes são dedicados para o cumprimento das etapas especificadas no edital, tais como: análise curricular, prova e entrevista. Os candidatos aprovados realizam suas matrículas em fevereiro do ano subsequente para iniciar as atividades no mês de março.
Quantas vagas são oferecidas no processo seletivo para ingresso de novos alunos?
Anualmente são oferecidas 30 vagas.
O Curso é presencial ou a distância?
O Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali é presencial. A Universidade ainda não oferece Cursos de Mestrado ou Doutorado a distância.
Qual é a duração do Curso?
O Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali tem duração máxima de 24 meses. O primeiro ano é totalmente dedicado às disciplinas obrigatórias, com carga horária total de 180h, e eletivas, com carga horária mínima de 90h. No segundo ano, os alunos recebem orientações dos professores para elaborar a dissertação, qualifica-la e defende-la em banca pública, integralizando mais 180h. A carga horária mínima para obtenção do título de Mestre é 450h (ou 30 créditos).
Quais os dias e os horários das aulas?
As aulas ocorrem semanalmente, exceto quando há feriados locais ou nacionais, e são concentradas nas quintas-feiras à noite, das 19h às 22h30, e nas sextas-feiras à tarde e à noite, das 13h30 às 22h30.
Quais são as linhas de pesquisa do Curso?
O Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali está estruturado em duas linhas de pesquisa: Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas e Aspectos Socioambientais e Culturais das Políticas Públicas.
Quem pode se inscrever no processo seletivo do Curso?
Por ser um Curso da Área Interdisciplinar, poderão inscrever-se os portadores de diploma de graduação emitido por instituições brasileiras, ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecido no Brasil, e de qualquer área do conhecimento. 
Quais são os documentos exigidos para inscrição?
Fotocópia autenticada do diploma de graduação;

Fotocópia autenticada do histórico escolar de graduação;

Fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento;

Fotocópia da carteira de identidade e do CPF;

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

Curriculum Vitae preenchido no Formulário Lattes - CNPq (www.cnpq.br) e com todas as atividades comprovadas por meio de fotocópias;

Uma foto 3x4 recente;

Intenção de pesquisa articulada com os temas das linhas de pesquisa do Curso.
Como se obtém o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição?
O boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição é disponibilizado em nosso site, no link “Processo Seletivo”, sendo necessário o preenchimento de um cadastro inicial no sistema Elis, um gerenciador de eventos da Universidade.
É possível realizar a inscrição via Sedex?
A inscrição poderá ser feita via Sedex, ou similar, desde que a remessa contenha todos os documentos previstos no edital e que a data de postagem seja igual ou inferior ao prazo limite estabelecido também em edital. A documentação deve ser encaminhada ao endereço: 

Universidade do Vale do Itajaí 

Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas - PMGPP

Rua Uruguai, 458 - Centro - Setor D1 - Sala 401

CEP: 88.302-901 - Itajaí/SC
É preciso ser proficiente em língua estrangeira para participar do processo seletivo?
Para participar do processo seletivo, não. Mas, para obter o título de Mestre, sim. Ao longo do primeiro semestre de Curso, é ofertado curso instrumental preparatório para o exame de proficiência em espanhol ou inglês. Esta oferta é definida sob demanda, sendo organizada pelo Curso em parceria com a Escola de Idiomas da Univali. 
Como é a avaliação nas disciplinas do Curso?
A avaliação nas disciplinas do Curso varia conforme a disciplina e o professor. É possível que nos planos de ensino sejam incluídos: provas, elaboração de artigos e relatórios, apresentação de seminários, entre outros instrumentos de avaliação. O importante é que o aluno seja estimulado a estudar com maior profundidade e a consolidar os assuntos tratados na disciplina, permitindo que o professor verifique o nível de aprendizado alcançado. A avaliação em Cursos de Mestrado e Doutorado tende a diferir dos Cursos de Graduação quanto ao grau de exigência, pois o nível de profundidade dos estudos na Pós-Graduação é muito maior.
É possível aproveitar disciplinas cursadas em outros Cursos de Mestrado?
Sim. As disciplinas cursadas, tanto como aluno especial como aluno regular em Cursos de Mestrado, recomendados pela Capes, poderão ser aproveitadas desde que atenda aos critérios definidos no regimento do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, tais como: limite máximo de 15 créditos e compatibilidade entre conteúdos programáticos e carga horária, mais o prazo de validade e o conceito (nota) obtido pelo aluno no Curso anterior.
O aproveitamento de uma disciplina reduz o valor da mensalidade?
O aproveitamento de disciplina não implica em desconto na mensalidade, apenas amplia a quantidade de créditos cumpridos pelo aluno, que deve cursar 24 créditos em disciplinas, mais os 06 créditos da dissertação, integralizando, portanto, os 30 créditos mínimos para obtenção do título de Mestre. A exceção é quando o aluno já cursou disciplinas eletivas no próprio Curso de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Univali, na condição de aluno especial externo. Neste caso, são aproveitados valores pagos, notas e frequências.
Quem são alunos especiais?
Os alunos especiais são aqueles que não ingressam no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas por meio de processo seletivo, mas sim por meio de matrícula em disciplinas eletivas isoladas, pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. Podem ser: aluno especial interno, regularmente matriculado em outros Cursos de Mestrado/Doutorado da Univali, ou aluno especial externo. Convém destacar que, na condição de aluno especial externo - e havendo interesse no ingresso como aluno regular, a participação no processo seletivo é obrigatória e em condições de igualdade com os demais candidatos.
Quais são as vantagens em ser aluno especial externo?
Conforme dito anteriormente, as disciplinas eletivas cursadas na condição de aluno especial externo são aproveitadas quando do ingresso no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas como aluno regular, desde que haja aprovação em cada uma delas. Deste modo, o aluno especial externo irá reduzir a quantidade de disciplinas a serem cursadas como aluno regular e ampliar o tempo de dedicação aos estudos dirigidos com foco na elaboração da dissertação.

Vivenciar a dinâmica das aulas de um Curso de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, estando em contato direto com os professores para desenvolver o pré-projeto de pesquisa, a ser apresentado no processo seletivo para ingresso como aluno regular, condizente com as linhas de pesquisa oferecidas pelo Curso, a saber: Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas e Aspectos Socioambientais e Culturais das Políticas Públicas.

O valor pago pelas disciplinas eletivas isoladas e aproveitadas é descontado no valor total a ser pago pelo Curso, reduzindo o valor das mensalidades.
A matrícula como aluno especial externo isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?
Não. Para ingressar como aluno regular, é preciso participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas eletivas como aluno especial. Não há tratamento diferenciado.
É possível entrar em contato direto com os professores do Curso?
Sim. Os professores do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali são acessíveis e frequentemente encontram-se disponíveis em suas salas de orientação, sobretudo em dias de aula. Para obter mais informações sobre as linhas e os grupos de pesquisa, assim como sugestões de temas para dissertação, os endereços de e-mail dos professores estão disponíveis em nosso site, no link “Docentes”. Ou ainda, é possível nos contatar pelo e-mail pmgpp@univali.br para o direcionar e encaminhar as dúvidas, se for o caso.

Outras dúvidas:

Entre em contato com a Secretaria do PMGPP por e-mail (pmgpp@univali.br) ou pelo telefone (47-3341-7847).


Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Perguntas frequentes