SharePoint

Matriz Curricular


Seguindo os parâmetros estabelecidos na Portaria 007/09 da Comissão Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), a perspectiva pedagógica foi a da articulação da estrutura curricular, linhas de pesquisa e objetivos profissionalizantes. Nesta perspectiva procurou-se conciliar fundamentação básica, metodologia científica e atualização em práticas profissionais, de modo que o acadêmico tenha condições de obter uma formação sólida no campo da gestão de políticas públicas.

A oferta de disciplinas inter-relacionadas, possibilitam ao aluno a vivência e a compreensão da complexidade das problemáticas abordadas pela área de concentração e linhas de pesquisa do PMGPP, resultando em uma estrutura curricular composta de dois blocos de disciplinas.

O primeiro diz respeito a um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório, denominado de Núcleo Integrador. Esse conjunto de disciplinas, em função da diversidade na formação acadêmica dos ingressantes, visa proporcionar aos alunos um patamar mínimo e comum dos fundamentos básicos do método científico e de pesquisa e, concomitantemente, sensibilizá-los para a necessidade de uma abordagem complexa e multidisciplinar das questões relacionadas às políticas públicas.

No segundo bloco, oferece-se um conjunto de disciplinas optativas, visando ao aprofundamento da formação acadêmica dos alunos, mas pautado pelo diálogo multidisciplinar de seus conteúdos programáticos, e maior flexibilidade em termos de adequação à seqüência ideal de conteúdos, podendo contemplar plenamente os objetivos específicos pretendidos pelos alunos.

Embora pretenda atender às diferenciadas demandas existentes por formação profissional, o Programa prima pelo aprofundamento teórico e metodológico e a exigência de trabalhos de conclusão compatíveis com os níveis estabelecidos pela comunidade científica brasileira, por meio de seus órgãos de regulação (CAPES e CNPq).

Disciplinas de Formação Teórico-Metodológica (Obrigatórias) 

Disciplina

CH

Créditos

Políticas Públicas: Conceitos Básicos

30h/a

02

Metodologia da Pesquisa

30h/a

02

História do Pensamento Político

45h/a

03

Biodiversidade e Sustentabilidade nas Políticas Públicas

30h/a

02

Planejamento, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas

30h/a

02

Seminários de Pesquisa em Políticas Públicas

15h/a

01

Estudos Dirigidos I

30h/a

02

Estudos Dirigidos II

60h/a

04

Dissertação

90h/a

06

Disciplinas Eletivas (Ofertadas em 2016/2)          

Disciplina

CH

Créditos

Gênero e Políticas Públicas

15h/a

01

Violências e Políticas Públicas

15h/a

01

Oficina de Metodologia de Pesquisa Qualitativa

15h/a

01

Direito e Política Socioambiental

15h/a

01

Fundamentos sociológicos contemporâneo: um olhar desde o pensamento de Zygmunt  Bauman

15h/a

01

Tópicos Especiais

45h/a

03

A vida nos Açores: incentivos e políticas públicas

15h/a

01

Mídias Sociais e Cidadania

15h/a

01

Modalidades da Política Social no Brasil

15h/a

01

Atividades complementares

15h/a

01

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Matriz Curricular