SharePoint

Área de Concentração / Linhas de Pesquisa



O Programa está estruturado em torno da área de concentração "Gestão de Políticas Públicas: instituições, cultura e sustentabilidade". Esta área justifica-se pela reconhecida transversalidade temática e epistemológica das três dimensões citadas acima, constituindo uma visão integradora de um objeto que é sujeito a múltiplas interpretações. Além disso, é uma síntese articulada dos diferentes enfoques analíticos desenvolvidos pelo corpo docente em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

A área de concentração é operacionalizada através das duas linhas de pesquisa apresentadas abaixo:

Linha 1. Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas

Busca-se analisar a dinâmica institucional das políticas públicas, delimitando, em primeiro lugar, o papel e a configuração que o Estado e a Sociedade assumem em diferentes contextos econômicos, políticos, ambientais e culturais. Destacam-se, aqui, os temas da contemporaneidade, como segurança pública, violências, transversalidades étnico-raciais e de gênero, saúde, educação, meio ambiente, papel dos Estados nacionais e novas configurações discursivas e jurídicas, promovendo ações para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas políticas públicas, com a utilização dos indicadores sociais e de gestão.

Abordam-se questões sobre as novas institucionalidades democráticas, as quais têm se destacado pela inclusão da participação da população no processo decisório e controle das políticas públicas. Nesta linha de pesquisa relacionam-se os seguintes grupos de pesquisa: Dinâmicas Institucionais e Desafios das Políticas Públicas; Políticas Públicas: Aspectos Socioculturais e Sustentabilidade Ambiental; Relações de Gênero, Violências e Políticas; Políticas Públicas, Saúde e Educação; Relações Internacionais e Mobilidade.

Linha 2. Aspectos Socioambientais e Culturais das Políticas Públicas

Busca-se analisar as dinâmicas socioambientais e culturais nacionais e internacionais, considerando a complexidade de múltiplas dimensões contemporâneas. Realizam-se diagnósticos e avaliações de políticas públicas, visando compreender as concepções dos diferentes atores nelas envolvidos. Nesta linha de pesquisa relaciona-se o seguinte grupo de pesquisa: Políticas Públicas: Aspectos Socioculturais e Sustentabilidade Ambiental; Políticas Públicas, Saúde e Educação.

 

Copyright - univali.br - 2018 - Todos os direitos reservados

Área de Concentração / Linhas de Pesquisa