SharePoint

Alunos especiais


O que são alunos especiais?

Os alunos especiais são aqueles que não ingressam no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas por meio de processo seletivo, mas sim por meio de matrícula em disciplinas eletivas isoladas, pagando proporcionalmente pelo número de créditos que irá cursar. Podem ser: aluno especial interno, regularmente matriculado em outros Cursos de Mestrado/Doutorado da Univali, ou aluno especial externo. Convém destacar que, na condição de aluno especial externo - e havendo interesse no ingresso como aluno regular, a participação no processo seletivo é obrigatória e em condições de igualdade com os demais candidatos.

Quais são as vantagens em ser aluno especial externo?

As disciplinas eletivas cursadas na condição de aluno especial externo são aproveitadas quando do ingresso no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas como aluno regular, desde que haja aprovação em cada uma delas. Deste modo, o aluno especial externo irá reduzir a quantidade de disciplinas a serem cursadas como aluno regular e ampliar o tempo de dedicação aos estudos dirigidos com foco na elaboração da dissertação;

Vivenciar a dinâmica das aulas de um Curso de Pós-Graduação, em nível de Mestrado, estando em contato direto com os professores para desenvolver o pré-projeto de pesquisa, a ser apresentado no processo seletivo para ingresso como aluno regular, condizente com as linhas de pesquisa oferecidas pelo Curso, a saber: Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas e Políticas Públicas: Aspectos Socioculturais, Territorialidade e Sustentabilidade Ambiental;

O valor pago pelas disciplinas eletivas isoladas e aproveitadas é descontado no valor total a ser pago pelo Curso, reduzindo o valor das mensalidades.

Quais são as vantagens em ser aluno especial interno?

As disciplinas eletivas cursadas na condição de aluno especial interno são incorporadas ao histórico oficial, a ser expedido pelo Curso de Mestrado/Doutorado da Univali no qual o aluno está vinculado, desde que haja aprovação em cada uma delas.

O aluno especial interno está isento da cobrança proporcional pelo número de créditos que irá cursar no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.

Quem pode se matricular como aluno especial externo e interno?

Como o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas é interdisciplinar, poderão se matricular todos os interessados que sejam graduados em Curso de Ensino Superior reconhecido pelo MEC, independente da área de conhecimento. Estes serão matriculados como aluno especial externo. Já os alunos regularmente matriculados em outros Cursos de Mestrado/Doutorado da Univali poderão efetuar a matrícula como aluno especial interno. A relação de documentos exigidos está descrita abaixo.

Quais são as disciplinas eletivas oferecidas aos alunos especiais externo e interno?

As disciplinas eletivas, comumente, são oferecidas no segundo semestre de cada ano. Em 2016/2, foram as seguintes:

  • Gênero e Políticas Públicas: Estudo Comparado Brasil-Colômbia

  • Violências e Políticas Públicas

  • Direito e Política Socioambiental

  • Fundamentos sociológicos contemporâneo: um olhar desde o pensamento de Zygmunt Bauman

  • Mídias Sociais e Cidadania

  • Modalidades da Política Social no Brasil 

Cada uma delas possui 15h/a, o equivalente a um (01) crédito. A quantidade de créditos a cursar como aluno especial é variável conforme a oferta. Em 2016/2, os alunos especiais puderam escolher até seis (06) disciplinas.

As aulas ocorrem nas quintas-feiras, das 19h às 22h30, e sextas-feiras, das 13h30 às 22h30, na sala 410, do bloco D1, conforme cronograma divulgado em período de matrícula.  

Qual é o valor das mensalidades para os alunos especiais externo e interno?

O valor das mensalidades depende da quantidade de créditos que o aluno especial externo irá cursar. Por exemplo, uma (01) disciplina de 15h/a equivale a um (01) crédito, cujo valor é de R$810,24. Este valor é parcelado em seis (06) vezes de R$135,04, sendo uma (01) entrada, referente à parcela confirmatória de matrícula, e mais cinco (05) parcelas, referentes às demais mensalidades. Convém destacar que, neste cálculo, já está aplicado o desconto de 40%, no valor do contrato, a que o aluno especial externo tem direito, conforme a Resolução nº. 016/CAS/2010.

Ao aluno especial interno não há acréscimo nas mensalidades geradas pelo Curso de Mestrado/Doutorado de origem.

Quais são os documentos necessários para efetivar a matrícula?

As matrículas para os alunos especiais ocorrem na primeira quinzena do mês de agosto de cada ano. Para efetivá-las, é preciso:

Aos alunos especiais externos:

Dirigir-se à Secretaria do PMGPP munidos dos seguintes documentos:

  • Requerimento de matrícula para aluno especial devidamente preenchido (faça download, clicando aqui);

  • Cópia autenticada do diploma do Curso Superior;

  • Cópia autenticada do histórico escolar do Curso Superior;

  • Cópia da Identidade e do CPF;

  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

  • Uma (01) foto 3x4 recente. 

Aos alunos especiais internos:

Para matricular-se sob esta condição, é preciso estar regularmente matriculado em um Curso de Mestrado/Doutorado da Univali e estar adimplente com as obrigações financeiras junto à Universidade.

Dirigir-se à Secretaria do PMGPP munidos dos seguintes documentos:

  • Requerimento de matrícula para aluno especial devidamente preenchido (faça download, clicando aqui);

  • Autorização do Coordenador do Curso de Mestrado/Doutorado de origem para cursar as disciplinas eletivas no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas.

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Alunos especiais