Univali tem participação de destaque no Projeto Rondon

Estudantes integrarão Operações 2019

por Karol Braga - acadêmica de Jornalismo (rondonista) | 13/12/2018

Santa Catarina - A cada ano o Projeto Rondon integra mais estudantes na busca pelo desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade.  Há dez anos a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participa e contribui com o programa. Em 2019 os alunos já têm participação confirmada nas Operações Vale do Acre e Parnaíba.

2018-12-13 - Projeto Rondon -  Equipe ComSoc.jpg

A Operação Parnaíba acontecerá entre os dias 18 de janeiro a 3 de fevereiro. Os 12 estudantes que foram selecionados para trabalharem no Conjunto C, que atende a área de comunicação do projeto, já estão preparando suas malas com a proximidade da data. Já a operação Vale do Acre, ocorrerá entre os dias 5 e 21 de julho de 2019, no Estado do Acre. Esta operação busca estudantes para atuarem no Conjunto A - Saúde, Cultura, Educação Direitos Humanos e Justiça.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade e ampliem a sua qualidade de vida. Já foram realizadas 78 operações, em 1,1 mil municípios de 24 unidades da Federação, com a participação de aproximadamente 2,2 mil instituições de ensino superior e 22 mil rondonistas - entre universitários e professores participantes -, impactando cerca de 2 milhões de pessoas.

A Operação Vale do Acre, em julho, será coordenada pelas professoras Edneia Casagranda Bueno, dos cursos de Biomedicina e Farmácia, e Eduarda Fratoni, de Biomedicina. As atividades acontecerão no município de Brasiléia (AC), em parceria com estudantes da Universidade Santa Cecília-UNISANTA (SP). As ações contemplam principalmente a formação de multiplicadores sobre assuntos relacionados à saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. Oito alunos serão selecionados, por meio de processo seletivo aberto nos meses de fevereiro e março do próximo ano, para integrarem esta operação. O projeto da Univali concorreu com mais de 30 instituições do ensino superior do Brasil e ficou em primeiro lugar entre as IES selecionadas.

Já a Operação Parnaíba está próxima, será entre os meses de janeiro e fevereiro. A frente do projeto, estão os professores dos cursos de comunicação da Univali, Cynthia Hansen e Felipe Colvara. Os 12 selecionados são acadêmicos dos cursos de Audiovisual, Jornalismo, Fotografia, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. A expectativa é de muito trabalho, devido, principalmente, ao fato das cidades atendidas serem afastadas do centro da operação que fica em Teresina. No total, serão 30 instituições de ensino, atuando em 12 municípios do estado do Piauí que participarão. São eles: Amarante, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Novo Santo Antônio, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São Miguel do Tapuio. O trabalho do grupo da Univali estará focado na cobertura de todo o trabalho realizado nesses municípios durante o período da operação.

Apesar da equipe embarcar somente em janeiro, os trabalhos já estão em desenvolvimento. Na fase "pré-operação", os estudantes trabalham com o planejamento, redes sociais, mídia e vários outros aspectos comunicacionais. Para a professora Cynthia Hansen, este é um momento importante para a formação e consolidação da própria equipe: "São pessoas que vêm de diferentes áreas, que não necessariamente se conhecem, e que precisam formar desde agora um time muito unido para fazerem um bom trabalho no período da operação", afirma. Segundo ela, o momento anterior é fundamental para conhecer cada membro, suas habilidades e a forma como trabalham, para no momento da operação, eles executarem as atividades da melhor forma possível.

Mais informações: (47) 3341-7533, na Gerência de Extensão da Univali, com o professor João Rodrigo Maciel Portes.