Univali seleciona acadêmicos bolsistas para o PET-Saúde Interprofissionalidade

São ofertadas 30 vagas para acadêmicos dos cursos da Escola de Ciências da Saúde

por Natália Uriarte Vieira | 10/12/2018

Itajaí – Estão abertas até o dia 12 de dezembro, as inscrições para a seleção de acadêmicos-bolsistas para o Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde Interprofissionalidade. As vagas destinam-se a estudantes dos cursos da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que atuarão no Município de Itajaí.

Foto: Dales Hoeckesfeld2018-12-11-PE-Saúde.jpg

A Univali aprovou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, projeto no edital PET-Saúde Interprofissionalidade, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O programa tem por objetivo auxiliar as mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde, considerando estratégias vinculados aos princípios de interprofissionalidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade, como fundamentos da mudança, na lógica da formação dos profissionais e na dinâmica da produção do cuidado em saúde. A iniciativa também pretende qualificar processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a instituição de ensino, de modo a promover a educação interprofissional e as práticas colaborativas em saúde.

No total, são ofertadas 30 vagas, distribuídas em cinco grupos. Cada um dos grupos será formado por estudantes de pelo menos três cursos da saúde. O Grupo 1 fará o acompanhamento da implantação e desenvolvimento das disciplinas integradoras do 1º ao 4º período. Já o Grupo 2 estará focado na educação interprofissional e nas práticas colaborativas da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência (física, intelectual e auditiva). Já o Grupo 3 trabalhará na educação e práticas na saúde mental e na saúde da criança; o Grupo 4 na atenção básica; e o Grupo 5 na gestão de atenção em saúde.

Para concorrer às vagas é necessário ter disponibilidade para cumprir carga horária de oito horas semanais para pesquisa e extensão; ter conhecimento e habilidade na área de informática; ter boa redação e capacidade de trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional; entre outros quesitos. A bolsa será de um ano, prorrogável por mais um ano.

Os documentos obrigatórios para efetuar a inscrição, a ficha de inscrição e demais orientações do processo estão previstos no edital, disponível em www.univali.br/editais. As inscrições devem ser efetuadas até o dia 12 de dezembro, nas coordenações dos cursos da Escola de Ciências da Saúde da Univali, no horário de funcionamento das respectivas secretarias. As entrevistas da seleção ocorrerão no dia 14 e a publicação do resultado final será no dia 19 de dezembro.

Mais informações: (47) 3341-7539, na direção da Escola de Ciências da Saúde.