Professora da Univali irá lançar três livros no Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas

Evento acontece de 16 a 19 de abril em Natal

por Roberta Ramos | 12/04/2024

A professora dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Juliana Vieira Almeida Silva, irá lançar três livros no 16º Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, que acontece de 16 a 19 de abril, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A publicação Terapia Cognitivo-Comportamentais: estudos de casos na adolescência e vida adulta é composta por nove capítulos e apresenta estudos de casos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Psicoterapia Positiva sobre temas como transtorno de ansiedade generalizada, fobia específica, transtorno obsessivo-compulsivo, despersonalização, desrealização, autismo na adolescência e vida adulta, depressão, parafilias, compulsão alimentar e bulimia.

O livro foi publicado em parceria com a psicóloga Rafaela Dias Matavelli e teve a participação dos egressos da Univali Álex Valachinski, Daniela Diniz, Gabriela Oltramari, Júlio Gonçalves, Maria Verônica Zink e Tauana Evaristo Porto, além do professor Eduardo José Legal.

Livros Juliana  (2).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra a capa de um livro verde.

“O livro engloba o trabalho de diversos profissionais experientes das áreas de psicologia, psiquiatria e nutrição num mergulho profundo na autenticidade das histórias clínicas e traz um olhar mais sensível para os aspectos relacionados à dor emocional de cada paciente atendido", explica a autora.

O livro Terapia Cognitivo-Comportamentais: estudos de casos na infância traz uma revisão sistemática sobre o transtorno de estresse pós-traumático infantil e estudos de casos sobre deficiência intelectual, transtorno específico da aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os dois livros foram publicados em parceria com a psicóloga Rafaela Dias Matavelli.

A publicação foi elaborada em parceria com a psicóloga Rafaela Dias Matavelli e teve a participação dos egressos Daniela Ornellas Arino, Letícia Fernandes Martins,  Jaqueline Perotoni e Maria Verônica Zink.

Livros Juliana  (1).jpg #PraTodosVerem Imagem mostra a capa de um livro laranja.

Já o livro Transtornos da Personalidade: estudo de casos desafiadores, produzido em parceria com a psicóloga Natanna Taynara Schütz, reúne estudos de caso sobre os dez transtornos de personalidade mais comuns na prática clínica.

Livro Juliana Vieira 06-07-2023.jpg

#PraTodosVerem Imagem mostra a capa de um livro com fundo branco e detalhes em laranja com desenhos de rostos de pessoas.

O livro foi elaborado com a colaboração de outros 13 psicólogos, dentre eles, os egressos da Univali Maria Verônica Zink, Gabriela Oltramari e Júlio Cézar Gonçalves do Pinho. O conteúdo foi atualizado de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR) e traz relatos de casos de transtornos de personalidade como borderline, paranoide, narcisista, dependente e obsessivo-compulsivo.

“A personalidade pode ser entendida como um conjunto de padrões, os quais são altamente adaptativos e constituem a identidade de cada indivíduo. Quando eles se apresentam de maneira exagerada, acontece o que chamamos de transtornos da personalidade. O objetivo do livro é contribuir com propostas de avaliação e intervenções para os transtornos, prezando por uma linguagem objetiva e acessível para profissionais", esclarece a professora.

Mais informações: com a professora Juliana Vieira Almeida Silva – (47) 992308037 e no Instagram do Instituto Brasileiro de Terapia Cognitivo Comportamental.