Dia Mundial da Voz chama atenção para os cuidados com a saúde vocal

Data é celebrada em 16 de abril

por Roberta Ramos | 09/04/2024

Há 19 anos o curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participa da campanha Amigos da Voz, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia no Dia Mundial da Voz. A data é celebrada em 16 de abril e visa alertar sobre os fatores de risco e a prevenção de enfermidades vocais que geram problemas sociais e de comunicação.

Em 2024, o tema da campanha é Minha voz, nossa voz: a força da conexão. Para marcar a data, os acadêmicos da disciplina Voz 2, do 5º período do curso, irão promover uma oficina sobre expressividade vocal e saúde com os integrantes do Grupo de Teatro Univali (GTU).

Cinderela - Foto Dales Hoeckesfeld.jpg​Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra três mulheres com roupas claras segurando microfones em um palco de teatro. Ao fundo aparece um grupo de pessoas batendo palmas.

“O objetivo esta atividade é orientar os atores para que compreendam a importância da expressividade vocal no desempenho teatral e identifiquem os elementos-chave da expressão vocal como entonação, ritmo e projeção. Vamos explorar técnicas de respiração e relaxamento, bem como apresentar exercícios de aquecimento vocal para preparar a voz para performances teatrais. A intenção é que os alunos possam reconhecer os sinais de tensão vocal e aprender estratégias para prevenir lesões", explica a professora Mara Keli Christmann.

A oficina será realizada no dia 15 de abril, das 19h às 22h, no auditório 2 do bloco F4. Além do trabalho com o GTU, os professores e acadêmicos irão realizar ações de conscientização sobre saúde vocal nos diferentes campos de estágios do curso de Fonoaudiologia ao longo da próxima semana.

“​O Dia Mundial da Voz é uma importante oportunidade para que as pessoas tomem consciência sobre essa ferramenta fundamental e a preservem por meio de cuidados simples no dia-a-dia. Os principais inimigos da saúde da voz são o consumo excessivo de cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. Rouquidão constante, dor recorrente, sensação de engasgo, presença de caroço no pescoço e tosse frequente podem ser sinais de que algo está errado. A indicação é consultar um médico ou um fonoaudiólogo para identificar qualquer alteração", acrescenta a professora.

​Mais informações: na coordenação do curso de Fonoaudiologia - (47) 3341-7659.​