• Univali
  • Notícias
  • Univali realiza abordagem preventiva e teste gratuito das hepatites B e C

Univali realiza abordagem preventiva e teste gratuito das hepatites B e C

Evento ocorre na próxima terça-feira (29), Dia Mundial da Saúde do Aparelho Digestivo


por Natália Uriarte Vieira | 24/05/2018

Itajaí – Na próxima terça-feira, dia 29 de maio, das 8h às 12h, e das 12h às 18h, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, localizada no bloco F7 do Campus Itajaí, abordagens preventivas e testes gratuitos das hepatites B e C. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Saúde do Aparelho Digestivo, pautada no combate às hepatites.

2018-05-24 - Testagem ISTs - Univali.png

Causadas por vírus, as hepatites B e C consistem em inflamações no fígado, que constituem um grave problema de saúde pública mundial. De acordo com a médica gastroenterologista e professora do curso de Medicina da Univali, Munique Kurtz de Mello, essas doenças costumam ser silenciosas, por isso, na maioria dos casos são diagnosticadas quando já estão em nível avançado. A intenção é, por meio desta ação, mostrar os principais sintomas, formas de transmissão e tratamento.

A atividade será ministrada por acadêmicos do curso de Medicina da Univali, sob coordenação da professora Munique. Os kits para aplicação dos testes foram fornecidos pela Sociedade Catarinense de Gastroenterologia. Os exames são gratuitos e aplicam-se à comunidade acadêmica e externa. Caso haja alta demanda o atendimento ocorrerá por ordem de chegada.

Hepatites B e C

Os vírus das hepatites B e C podem ser transmitidos pelo contato com sangue e com outras secreções corporais. Portanto, a prevenção além da vacina é o uso do preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos pessoais, como: escova de dentes, lâminas de barbear ou depilar e instrumentos de manicure e pedicure. Os principais sintomas são: enjoos, vômitos, cansaço, falta de apetite, dor abdominal, dor nas articulações e músculos, entre outros. O tratamento deve ser prescrito por médico e o diagnóstico dá-se por meio de exame de sangue.

Mais informações: (47) 3341-7788, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária da Univali.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade