Univali promove exposição “Quando Brusque foi a capital do rock no Sul”

Mostra abre para visitação no sábado (22), no Espaço Cultural Graf, em Brusque

por Natália Uriarte Vieira | 18/09/2018

Santa Catarina – Elementos da música e da moda estão em evidência na mostra que traz como tema central a cena que movimentou a cidade de Brusque, em Santa Catarina, na década de 1980. A exposição "Quando Brusque foi a capital do rock no Sul", organizada pelo curso de Design de Moda por meio da Modateca da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), abre para visitação neste sábado, dia 22 de setembro, às 10h, no Espaço Cultural Graf, em Brusque.

2018-09-18 - Exposição Quando Brusque foi a capital do rock no Sul.png

O historiador Renato Riffel, professor e responsável pela Modateca da Univali, é o curador da exposição junto da jornalista Claudia Bia. Ele conta que, com nítida inspiração no movimento punk, as várias bandas formadas na época, com auge no ano de 1988, passaram a fazer diversos shows na região de Brusque, chegando algumas delas a se apresentarem no programa Boca Livre da TV Cultura. Na época, a cidade também recebia shows de bandas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Este contexto chamou a atenção da imprensa nacional, resultando em reportagem especial no jornal Folha de São Paulo, na revista Bizz e destaque na coluna de Joyce Pascowitch.

A exposição rememora o momento cultural de Brusque ocorrido há 30 anos, propondo também relações com a moda da época. A mostra, que deve se tornar itinerante, reúne um raro acervo de fotos, cartazes, ingressos, fanzines, vídeos, camisetas de bandas de rock, entre outros itens.

Proposta pela Modateca, vinculada à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Univali, o trabalho permanece em Brusque até o dia 24 de outubro. Depois, segue como itinerante, por espaços culturais de Balneário Camboriú, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul. A abertura ocorre às 10h, no 2º piso da Livraria Graf, no Espaço Graf, no Centro de Brusque. Lá, as visitações são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o horário para visitas é das 8h às 12h, sendo que excepcionalmente no dia 6 de outubro, a mostra ficará aberta ao público das 8h às 17h.

2018-09-18 - Exposição Quando Brusque foi a capital do rock no Sul2.png

No local da exposição também estão previstos eventos temáticos, sempre aos sábados: um painel de discussão sobre as relações entre as letras punk e a literatura; um debate sobre música e moda; uma discotecagem com o melhor som das bandas da época. Vídeos das bandas que fizeram parte da cena local na época podem ser conferidos no canal: https://www.youtube.com/channel/UC52RoiqObmqWuv1DMVCff4A.

No dia 20 de outubro, o evento contará com a presença do músico Luiz Thunderbird, VJ da MTV de 1990 a 2013 e integrante da banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida, que se apresentou em Brusque na época.

Para agendar visitas monitoradas deve-se encaminhar e-mail para modateca@univali.br.

O que: Exposição "Quando Brusque foi a capital do rock no Sul
Quando: Visitação de 22 de setembro a 24 de outubro
Onde: Espaço Cultural Graf – Avenida Cônsul Carlos Renaux, 03, Centro – Brusque (SC)
Visitação gratuita

Mais informações: (47) 3261-1235, na coordenação do curso de Design de Moda da Univali, com o professor Renato Riffel.