Robôs e veículo com mini placa solar foram atrativos no evento

por Carina Carboni | 10/11/2023

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) esteve presente na 2ª Feira de Robótica da Rede Municipal de Ensino de Itapema. A programação do evento, que ocorreu na quarta (8) e quinta-feira (9), aconteceu no Ginásio de Esportes do Morretes. O evento, que é uma realização da Secretaria de Educação do município de Itapema (SC), contou com diversas atrações para os estudantes e a comunidade.

Na programação do evento estavam o 1º Torneio de Robótica e apresentações dos aprendizados dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itapema que, desde 2019, contam com ensino de robótica nos níveis da educação infantil até o ensino fundamental.

Quem visitou o estande da Univali pode ver alguns experimentos de robótica disponibilizados pela Universidade. O Rope, um robô que pode ser programado pelas crianças e que auxilia em atividades de matemática, lógica e pensamento computacional, explorando o raciocínio lógico e o pensamento computacional por meio de jogos e desafios, foi um dos atrativos.

Univali participa da 2ª Feira de Robótica da Rede Municipal de Ensino de Itapema_10.11.2023____Easy-Resize.com.jpg
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra crianças participando de uma atividade. Elas estão de costas para a câmera e de frente para uma mesa, onde uma pessoa adulta passa orientações.

Uma aplicação capaz de identificar pessoas substituindo, de forma automática, o rosto de um usuário por um emoji, atividade com mini veículo movido a energia solar e interação com o robô Unitron, mascote da Universidade, foram mais atrações que passaram pelo evento.

Sobre a presença da Univali na Feira, a Secretária de Educação, Alessandra Ghiotto, afirmou que o Município ficou feliz em contar com o apoio da Universidade.

“Foi uma parceria que fez toda a diferença na Feira de Robótica. Desde o estande com demonstrações de experimentos desenvolvidos na área da tecnologia e também pela presença do robô, que encantou a criançada, os jovens e os estudantes da Rede Municipal de Ensino que estiveram presentes no evento. Deixo os meus agradecimentos para toda a equipe da Universidade por essa contribuição."

Para o diretor da Escola Politécnica da Univali, professor Cesar Albenes Zeferino, a participação na Feira de Robótica foi uma oportunidade de “aproximar a comunidade escolar e a universidade demonstrando as inúmeras possibilidades de aprendizado e carreira que podem ser conquistadas pelos estudantes que buscarem o caminho da educação."