Inscrições para Programa Jovem Aprendiz abrem na segunda, 5

Vagas contemplam moradores de Balneário Camboriú, com idades entre 15 e 18 anos

por Carina Carboni | 29/01/2024

Nesta segunda, 5, iniciam as inscrições para os adolescentes de Balneário Camboriú (SC) interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz. São 60 vagas destinadas aos jovens, com idades entre 15 e 18 anos, interessados em receber uma pré-qualificação para ingressar no mercado de trabalho. O prazo de inscrição encerra em 16 de fevereiro.

Podem participar do Programa Jovem Aprendiz estudantes do Ensino Médio ou jovens que já tenham concluído esta etapa. A oferta, que é gratuita, resulta de uma parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (SC), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Insrições abertas Programa Jovem Aprtendiz na Univali_29.01.2024.jpg​#ParaTodosVerem: Fotografia mostra jovem do sexo feminino segurando um livro. Ela tem cabelos castanhos, está de pé e sorri. Veste uma mochila nas costas e roupas casuais em tons claros. Atrás dela há um prédio com portas de vidro, mas imagem está desfocada.

A Gerente de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, explica que conforme previsto na Lei do Aprendiz os adolescentes são encaminhados ao mercado de trabalho após a conclusão do curso.

“Ao longo dos quatro meses de atividades estes alunos vão aprender conteúdos relacionados a temas como ética e postura profissional, preparação para o mercado de trabalho, orientação profissional, comunicação e linguagem, expressão corporal, além de participar de várias oficinas ministradas por integrantes dos nossos projetos de extensão.", adianta.

As aulas do Programa são presenciais e realizadas no campus da Univali, em Balneário Camboriú, às quartas e quintas-feiras. No turno da manhã, as atividades acontecem das 8h às 12h. Já no período da tarde, ocorrem das 13h30 às 17h30. Os encontros iniciam no dia 28 de fevereiro e encerram no mês de julho.

Como fazer para se inscrever

Os jovens interessados em ingressar no Programa Jovem Aprendiz devem comparecer na Univali, campus Balneário Camboriú (Bloco Central, Sala 01, 1º piso), para uma entrevista. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Na ocasião, os candidatos devem estar munidos de documentos para a inscrição e acompanhados pelos pais ou pelo responsável legal. É necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e atestado de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Médio.

Dúvidas

Os adolescentes interessados na formação e as empresas, que desejam contratar jovens aprendizes, podem obter mais informações sobre o Programa pelo telefone (47) 3341-7805 (whatsApp) ou pelo e-mail jovemaprendiz@univali.br.​