Univali é referência na oferta da disciplina Internacionalização do Currículo

Assunto será tema de evento em novembro, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 13/07/2018

Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é referência nacional na oferta da disciplina Internacionalização do Currículo. No Brasil, ela foi instituição pioneira ao incluir no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em nível stricto sensu, este conteúdo e no próximo semestre, realiza a segunda edição da disciplina. O assunto permeia as discussões latentes na Universidade e ganha ainda mais força com a segunda edição do Seminário de Internacionalização do Currículo: interseções mundo dos conhecimentos (SeIoC), que ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro, no Campus Itajaí.

2018-07-13-internacionalização do curriculo.png

O professor José Marcelo Freitas de Luna, do PPGE da Univali, responsável pela disciplina e organizador do seminário, explica que alguns países já reconheceram a necessidade da diversidade cultural estar presente nos currículos escolares, seja da educação básica ou superior. Sobre isso, ele alerta que para a educação, internacionalizar não é apenas acrescentar conteúdos de outros países: "é imprimir uma perspectiva cultural em sua plenitude e colocar conteúdo sob perspectivas diversas, que podem estar vinculados a países ou a perspectivas regionais", afirma.

A iniciativa da Univali de incluir esta disciplina e ampliar a discussão relativa ao currículo está alinhada à proposta de universidades estrangeiras e países renomados em educação. Para Luna, internacionalizar um currículo é uma responsabilidade institucional, que merece ser construída, com a escolha para base de conteúdo de um conjunto de autores que possam respaldar essa abordagem diversificada.

No Seminário, em novembro, serão apresentados e discutidos o conceito e as abordagens de internacionalização curricular, com foco na relação com a empregabilidade. Os participantes conhecerão, ainda, experiências e práticas de internacionalização dos currículos de cursos de diversas instituições de ensino superior. Três dos mais renomados pesquisadores no mundo sobre o assunto serão interlocutores do evento, são elas: Betty Leask, da La Trobe University, da Austrália; Elspeth Jones, da Editora da Série Internationalization in Higher Education, da Routledge e presidente da EAIE Expert Community on Internationalization at Home; e Darla K. Deardorff, da Duke University, dos EUA. Elas ministrarão palestras e oficinas de formação de professores da educação básica e superior.

As inscrições para submissão de trabalhos já estão abertas e seguem disponíveis até o dia 16 de setembro.  A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis em www.seioc.com.br ou aqui.

Mais informações: (47) 3341-7516, com o professor José Marcelo Freitas de Luna.