• Univali
  • Notícias
  • Saps da Univali promove exposição "Novos Olhares e Novas descobertas"

Saps da Univali promove exposição "Novos Olhares e Novas descobertas"

Mostra pode ser conferida até o dia 10 de dezembro, no 3º piso do bloco F5, no Campus Itajaí


por Wagner José Mezoni | 24/11/2021

Itajaí - A exposição “Novos Olhares e Novas descobertas”, desenvolvida por alunos que integram o Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pode ser conferida, até o dia 10 de dezembro, no corredor e escadas do 3º piso do bloco F5 do Campus da Univali em Itajaí.


As peças foram criadas por meio de oficinas de contação de história, arte, jogos e Libras. Greiceane Dall Agnol Dolzan, responsável pelo Saps, explica que a proposta da exposição surgiu após a observação de que os alunos do programa, no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua, tinham dificuldade para conseguir assimilar o que era proposto nas formações, gerando novos recomeços a cada atendimento:

"Nossa proposta trouxe um conceito novo para a educação de surdos sinalizantes, uma abordagem criativa e significativa onde o estudante torna-se protagonista do seu próprio conhecimento, o professor neste processo é coadjuvante tornando-se mediador das práticas e vivências pedagógicas", resume Greiceane.

​Saps representa papel comunitário da Universidade

O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps), vinculada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali oferece educação especial para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva.

O serviço atende pessoas com deficiência auditiva de grau moderado a profundo, de dois a 60 anos, de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). São realizados, em média, 352 atendimentos por mês.

​A atividade está alinhada com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade: ODS #03 - Saúde e Bem-estar; #04 - Educação de Qualidade e; #10 - Redução das Desigualdades. Essa, no entanto, não é uma ação isolada da Universidade.

A Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali mantém quatro programas de extensão institucionais, além de outros dez programas e 30 projetos por área, conduzidos pelas Escolas do Conhecimento. Somadas, apenas durante o ano de 2020 a Vice-reitoria promoveu 604 ações de extensão comunitária, artística, cultural, esportiva, além de programas, projetos, eventos e cursos, que beneficiaram diretamente 423 instituições parceiras.

Foram 237 mil pessoas do entorno da Universidade atendidas diretamente. De forma indireta, esse número chega a quase um milhão de pessoas.

​​​Outras informações: (47) 3341-7980, com o Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (Saps), da Univali.​​
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade