• Univali
  • Notícias
  • Projeto Via Música lança single gravado por crianças com autismo

Projeto Via Música lança single gravado por crianças com autismo

Canção sobre o transtorno é uma criação coletiva do Grupo de Percussão de Itajaí com as crianças que participam de oficinas musicais na Univali


por Natália Uriarte Vieira | 16/10/2018

Itajaí - Em comemoração ao Dia das Crianças, a Café Maestro Produções lançou, no dia 12 de outubro,  a música "Não faz mal pro Brasil", composta e gravada por crianças de Itajaí que têm o transtorno do espectro autista (TEA) e participam do projeto Percussão e Educação Musical da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O single é faixa do projeto Via Música, concurso de composições de protesto lançado em Itajaí pela produtora.  

2018-08-23-GPI autismo.png

As crianças compuseram a música juntas, durante as oficinas que participam semanalmente com o Grupo de Percussão de Itajaí (GPI), projeto de extensão do curso de Música da Univali, sob a coordenação do professor Rodrigo Gudin Paiva, coordenador do curso de Música, e da médica neuropediatra Cristina Maria Pozzi, professora do curso de Medicina, que também é musicista.

O grupo compareceu aos Estúdios Café Maestro no dia 22 de agosto, para a gravação do single, que conta com a direção do produtor Marcelo Cássio, egresso do curso de Música da Univali. "A gravação foi uma experiência muito enriquecedora para mim e a todos os envolvidos. A letra composta por essas crianças clama por um país melhor, onde todos merecem ter os mesmos direitos. Esperamos que a mensagem que essa canção carrega chegue aos ouvidos dos nossos futuros governantes", comenta Marcelo. Todo o processo foi registrado em vídeo, resultando em um making of da gravação, sob a direção de Jonatan Gentil da Setebarba Filmes. 

2018-10-11 - Capa do álbum Via Música - Ana Beatriz Bernardino.png

Oito crianças com TEA gravaram a faixa, acompanhados dos integrantes do GPI. A capa do álbum foi desenhada por Ana Beatriz Bernardino, uma das crianças do projeto. O desenho retrata o sentimento de Ana antes e depois da música entrar em sua vida, que promoveu sua inclusão e contribuiu para seu desenvolvimento, bem como de todas as demais crianças envolvidas. 

A faixa "Não faz mal pro Brasil" está disponível nas principais plataformas digitais do mundo e veicula na Rádio Educativa Univali FM 94,9.

O making of da gravação foi lançado no canal Café Maestro Produções no YouTube na mesma data. Acesse o link para assistir  https://bit.ly/1FZBqXT

Sobre o projeto Via Música

O projeto pioneiro e inédito em Itajaí foi idealizado pelo produtor da Café Maestro Produções, Marcelo Cássio, com o intuito de abrir espaço para que novos talentos se expressem por meio da música. Com o tema "música de protesto" o concurso foi direcionado para crianças de baixa renda, residentes na cidade de Itajaí. 

Além da faixa "Não faz mal pro Brasil", oito outras composições foram selecionadas, as quais serão lançadas em um álbum digital e disponibilizadas nas principais plataformas de áudio do mundo. Toda a equipe por detrás do Via Música trabalhou no projeto de forma voluntária. Desde os músicos à equipe técnica, todos os envolvidos abraçaram a causa para dar oportunidade e voz às crianças. 

"O Via Música, além de dar voz às comunidades carentes, tem três metas a cumprir: inclusão social, formação de público para gêneros musicais pouco explorados pela mídia e possível geração de renda com direitos autorais para os compositores", argumenta Marcelo. A previsão de lançamento do álbum digital é para os dias que antecedem o segundo turno das eleições, que ocorre no dia 28 de outubro (domingo).

Mais informações: (47) 3341-7990, no curso de Música da Univali | (47) 3241-0069, no Estúdio Café Maestro Produções.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade