Projeto em escolas de Tijucas debate suicídio infantojuvenil

Iniciativa promovida pela Univali oferece oportunidade para que crianças da região possam comunicar-se sobre o tema

por Wagner José Mezoni | 17/04/2019

Tijucas - Diálogo familiar, redes sociais, games e a prevenção de suicídio são debatidos com jovens do 6º ao 9º ano de escolas da rede pública de Tijucas, em Santa Catarina. A iniciativa, desenvolvida por meio do projeto de extensão Direito e Cidadania nas Escolas, capitaneado por professores e alunos do curso de Direito da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Tijucas, promove oportunidades para que crianças da região possam comunicar-se sobre o tema tirando dúvidas e diminuindo resistências, anseios e dificuldades no trato da questão.

Murilo Justino Barcelos, coordenador do projeto, explica que estão acessíveis, na internet, pelo menos, 5 mil games semelhantes ao Baleia Azul e "Momo", o personagem com olhos esbugalhados e sorriso sinistro que teve sua imagem disseminada pelo WhatsApp, como um desafio viral no ano passado. Em 2019 o personagem teria retornado estimulando crianças a cortarem os próprios pulsos: "Jogos como esses induzem que o tema não seja debatido nem mesmo no âmbito familiar. Trabalhamos para reverter isso", aponta.

2019-04-17-escola4.jpg

A atividade conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Tijucas. Os próximos encontros ocorrem na Escola Básica Alexandre Ternes Filho, no bairro Joaia, às 14h30 da quinta-feira, dia 18. Na sequência, nos dias 16 e 23 de maio, serão realizados encontros na Escola de Educação Básica Cruz e Souza. Já, nos dias 21 e 28 de maio, é a vez do Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (Naes). Ambos no centro da cidade.

Outras informações: (48) 3345-3236/3345-3224, com Murilo Justino Barcelos, coordenador do projeto Direito e Cidadania nas Escolas da Univali em Tijucas.