Programa Residência Pedagógica para Educação Básica seleciona licenciandos e professores

Inscrições seguem abertas até esta terça-feira, dia 24

por Natália Uriarte Vieira | 23/07/2018

Santa Catarina – Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa Residência Pedagógica para Educação Básica, realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) do Ministério da Educação (MEC). São ofertadas 216 vagas a acadêmicos dos cursos de Licenciatura e 27 vagas a professores preceptores. As inscrições para bolsa seguem abertas até esta terça-feira, dia 24 de julho.

2018-07-23-residência pedagógica.png

O objetivo do programa é o aperfeiçoamento dos envolvidos por meio do desenvolvimento de projetos que fortalecem o campo da prática e os conduzam a exercitar a relação entre a teoria e a prática profissional docente. Nesta imersão, os residentes utilizam coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. A iniciativa fortalece a relação entre a Universidade e a escola, e permite a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores de educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Podem concorrer às vagas acadêmicos de cursos de Licenciatura das áreas contempladas no programa, que tenham realizado no mínimo 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, com condições de dedicar 440 horas para o desenvolvimento das atividades de residência pedagógica, entre outros quesitos previstos em edital. Já os professores que desejam ser preceptores precisam ter curso de Licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto, ter experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica, ser professor na escola-campo e estar atuando em sala de aula em área compatível ao subprojeto.

O Programa contempla as áreas de Música, Educação Física, História, Língua Portuguesa e Matemática, dos campi de Itajaí e Biguaçu, e abrange os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas e Biguaçu.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas com envio dos documentos até as 18h do dia 24 (terça-feira), para o e-mail residencia.univali.capes@gmail.com ou, de forma presencial, na sala 408 no bloco F4, no Campus Itajaí. Os critérios para inscrição e seleção, documentos exigidos e procedimentos para efetivação da bolsa estão previstos em www.univali.br/editais.

A divulgação do resultado será no dia 27 de julho, com aprovação final dos projetos pela Capes no dia 30 de julho e vigência a partir de 1º de agosto, no período de 18 meses.

Mais informações: (47) 3341-7919, na direção da Escola de Educação da Univali.