Aplicativo desenvolvido na Univali conquista registro de software

Ferramenta propõe às crianças figuras de cientistas para colorir

por Carina Carboni | 18/12/2023

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conquistou, recentemente, o certificado de registro de programa de computador Cientistas para Colorir. O documento é emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e os trâmites tiveram o apoio do Uniinova – Hub de Inovação Tecnológica da Universidade, setor responsável pelos atendimentos e administração dos processos internos em propriedade intelectual.

Aplicativo desenvolvido na Univali conquista registro de software_18.12.2023.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra mãos de criança segurando um celular.O fundo da imagem é verde e está desfocado.

O projeto consiste em um aplicativo de colorir com figuras de cientistas que contribuíram com o desenvolvimento da humanidade. Voltada ao público infantil, a ferramenta busca promover a divulgação da ciência por meio do ato de colorir, também oferecendo aos usuários um breve histórico sobre alguns cientistas.

Segundo a professora Gizelle Inácio Almerindo, a ideia surgiu a partir da publicação do livro Cientistas para Colorir - Atividades para Aprender e se Divertir-2.pdf, decorrente de ações realizadas pelo projeto de extensão Química Social. “Ao perguntarmos às crianças se conheciam algum cientista, elas mencionavam Bob Esponja e outras personalidades, como alguns youtubers. Resolvemos ampliar a ideia quando identificamos que não havia aplicativos de cientistas para colorir."

Aplicativo desenvolvido na Univali conquista registro de software_18.12.2023_.jpg
#ParaTodosVerem: Ilustração mostra personagem feminina usando vestido vermelho e segurando um tubo de ensaio. Abaixo há vários círculos coloridos.

O app levou cerca de 18 meses para ser desenvolvido e teve a contribuição de acadêmicos e professores de Engenharia Química e de um aluno da Engenharia da Computação, todos vinculados ao Projeto de Extensão. O projeto envolve o acadêmico Jacson Andrei Hilgert e o egresso Felipe Matheus Müller e as docentes Gizelle Inácio Almerindo e Patrícia Fóes Scherer Costódio.

O registro, expedido em setembro deste ano, tem duração de 50 anos, contados a partir do próximo dia 1º de janeiro. A certificação garante os direitos do software Cientistas para Colorir integralmente à Fundação Univali. Em breve, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente.