Exposição destaca obras de precursores das artes visuais de Itajaí

Seis artistas compõem a mostra que abre para visitação dia 7, no Espaço Multiuso da Univali

por Natália Uriarte Vieria | 02/08/2018

Itajaí – Artistas consolidados como referência do século 20 para futuras gerações das artes visuais de Itajaí estarão em destaque na exposição que abre para visitação no dia 7 de agosto (terça-feira), às 18h, no Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), anexo à Reitoria, no Campus Itajaí.

2018-08-02- Obra Dide Brandão.jpg

A mostra "Precursores das Artes Visuais de Itajaí" reúne trabalhos de Augusto Rodrigues, Dide Brandão, Dinyz Domingos, Lucy Ferreira, Meyer Filho e Osny Schauffert. Serão cerca de 20 obras do acervo da Casa da Cultura Dide Brandão e do Museu Histórico de Itajaí, que datam desde a década de 1950 até os anos 1990.

"Esta exposição, de certa forma, homenageia alguns daqueles que foram referência, influenciando outros artistas e todo o movimento das artes visuais da cidade", destaca a professora Ane Fernandes, curadora da mostra e coordenadora do curso de Artes Visuais da Univali. Ela ressalta que há outros nomes importantes da história itajaiense e, por isso, a proposta é dar sequência à iniciativa, com mostras coletivas baseadas nos acervos do município e das famílias dos artistas.

2018-08-02 -Obra Augusto Rodrigues2.jpg2018-08-02 - Obra Osny Schauffert.jpg2018-08-02 - Obra Dinyz Domingos.jpg

A exposição é uma realização da Univali, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, e da Prefeitura de Itajaí, da Fundação Cultural de Itajaí e da Fundação Genésio Miranda Lins. A visitação segue até o dia 5 de setembro e na sequência, a mostra estará na Galeria de Artes do Museu Histórico de Itajaí.

Ação educativa para visitas monitoradas

Serão realizadas visitas monitoradas à mostra. A ação educativa tem como objetivo aproximar o público da arte e da cultura, com explicações que contextualizam o cenário artístico e provocam um olhar estético mais crítico e aguçado. As escolas e demais grupos interessados em agendar visita devem entrar em contato pelo telefone (47) 3341-7631.

O que: Exposição Precursores das Artes Visuais de Itajaí
Quando:  De 7 de agosto a 5 de setembro
Onde: Espaço Multiuso da Univali
Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Mais informações: (47) 3341-7631, na Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.