Evento marca início do projeto para tratamento homeopático a dependentes químicos

Cerimônia ocorre nesta quinta-feira (29), no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 28/11/2018

Itajaí – Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, às 19h, ocorre no auditório do Centro de Vivência da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, o evento que dá início às atividades do projeto CocaCrack3, que propõe o estudo confirmatório para avaliar a diminuição da fissura em dependentes de cocaína e crack, com o tratamento homeopático. Itajaí será polo nacional da pesquisa.

2018-11-28 - cocacrack.jpg

A cerimônia reunirá profissionais, professores e pesquisadores envolvidos com o projeto e contemplará uma palestra sobre homeopatia. Além de marcar o começo das atividades com a estruturação do projeto no município, a partir desta semana inicia-se a capacitação dos profissionais da Atenção Básica, que vão desenvolver o trabalho junto aos usuários, com acompanhamento dos médicos homeopatas do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (Cepics).

O CocaCrack3 vem sendo discutido desde o ano passado, a partir de uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Federal de Farmácia, a Univali e órgãos ligados ao Ministério da Saúde. A proposta baseia-se no estudo do médico e investigador clínico de São Paulo, Ubiratan Cardinalli Adler, professor da Universidade Federal de São Carlos. O estudo piloto, inclusive, já foi aplicado em São Carlos e Itajaí foi escolhida para a fase confirmatória, pois foi indicada como referência pela estrutura da rede de atendimento.

A iniciativa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade e agora começa a capacitação da equipe e início da coleta de dados. Serão recrutados 120 dependentes, que ainda não tenham feito outro tipo de tratamento, para acompanhamento no período de 12 semanas. Nesse período, o objetivo é verificar a eficácia da homeopatia para redução da "fissura" pela droga.

Mais informações: (47) 3341-7540, na coordenação do curso de Farmácia da Univali.