Escultor Jorge Schröder expõe no Espaço Multiuso da Univali

Mostra reúne desenhos em nanquim, fotos, maquetes, protótipos e esculturas em madeira e bronze

por Natália Uriarte Vieira | 29/05/2019

Itajaí - Por onde andas? A exposição "Por Aí", do escultor Jorge Schröder, nasceu como resposta do artista a questionamentos relacionados a sua ausência no meio social. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe, no Espaço Multiuso (anexo à Reitoria), em Itajaí, entre os dias 4 de junho e 9 de julho, essa mostra que evidencia o processo de criação e execução das obras do renomado artista, que transforma matéria bruta em formas espaciais carregadas de significado.

2019-05-29 -desenho Jorge Schroder centro.png2019-05-29 - desenho Jorge Schroder 7.png

Neste trabalho, pela primeira vez, Schröder mostra alguns dos desenhos que o acompanham por décadas no fazer escultórico. Para o artista as fases do desenho, da montagem da maquete, do protótipo, para depois produzir a obra são fundamentais e lhe possibilitam equilíbrio entre as formas e os conceitos plásticos de sua criação.

2019-05-29 Escultura Jorge Schröder2.png2019-05-29 Escultura Jorge Schröder.png2019-05-29 - Escultura Jorge Schröder3.png

A exposição apresenta desenhos em nanquim sobre papel canson, fotos de esculturas e ambientes de trabalho, esculturas em madeira de jatobá, em bronze, maquetes de diferentes materiais e protótipos de obras de grande porte, produzidas pelo artista nos países em que ele participou, além do Brasil, de simpósios internacionais de escultura, entre eles estão: Argentina, China, Dinamarca, Tailândia, República Tcheca e Romênia.

"Jorge Schröder já experimentou muitos materiais e, mesmo utilizando outros elementos, consegue obter formas inusitadas para o público pela riqueza de movimentos, retirando leveza e harmonia dessa matéria bruta que, em sua consistência, apresenta-se dura e resistente", comenta a professora Ane Fernandes, curadora do Espaço Multiuso.

2019-05-29 escultura grande Jorge Schroder.png2019-05-29 -escultura grande2 Jorge Schroder.png

A exposição é uma realização da Univali, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A cerimônia de abertura da mostra será aberta ao público, no dia 4 (terça-feira), às 17h30. A visitação segue até o dia 9 de julho, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. As escolas e demais grupos interessados em agendar visita monitorada devem entrar em contato pelo e-mail galeriadearte@univali.br. Acompanhe o instagram do espaço - @galeriadearteunivali.

Autor é egresso de Design Industrial

Jorge Schröder é nascido em Cruz Alta (RS) e reside em Balneário Camboriú (SC). É escultor, design técnico de Mobiliário e alumnus (egresso) do curso de Design Industrial da Univali. É diretor do Instituto Jorge Schröder (IJS), gerente da International Association for Monumental Sculpture Events (AIESM), e membro do Comitê da International Sculpture Symposium (ISSA). Foi conselheiro de cultura em Cruz Alta, presidente do Conselho de Cultura de Balneário Camboriú, curador de exposições, além de atuar como palestrante e coordenador de simpósios de esculturas e workshops.

O que: Exposição "Por Aí", de Jorge Schröder
Quando: De 4 de junho a 9 de julho. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Onde: Espaço Multiuso da Univali, anexo à Reitoria – Rua Uruguai, 458, Centro – Itajaí (SC)
Visitação gratuita

Mais informações: (47) 3341-7631, na Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.