Itajaí – Os calouros do curso de Letras: Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas recebem, no dia 30 (quinta-feira), às 19h, o escritor Marcio Markendorf para uma conversa sobre a obra recém-lançada "Soy loca, Lorca, feito um chien no chão" (Urutau, R$ 35). A atividade, denominada "Lado a lado com o escritor", ocorrerá na sala 105 do bloco C4, no Campus Itajaí, e é aberta a 15 ouvintes.
Foto: Fundação Badesc
"Recomendei que a leitura do livro fosse feita com olhos de águia, instinto de investigador, sede de retirante para desafiá-los a também refletir sobre o processo de construção da obra, das estratégias narrativas adotadas pelo autor, para além de buscar conexões coerentes entre as categorias estudadas na disciplina e a obra", pontua Camila Morgana Lourenço, professora responsável pela atividade integrante da disciplina Introdução aos Estudos Literários. Ela ressalta que se trata de uma estratégia para provocar o acadêmico a sair da linha do texto e a se desenvolver como leitor literário e analista do fenômeno literário, afastando qualquer ingenuidade interpretativa. Além disso, a professora acredita que será um momento importante para evidenciar, aos participantes, a fertilidade possível entre o universo literário e o ambiente acadêmico, ao entender que o trânsito do autor na academia imprime potência as suas práticas discursivas ficcionais — o que acontece a outros artistas na contemporaneidade.
A obra marca a estreia solo de Marcio Markendorf na ficção literária impressa. "O grande tema do livro, o pathos amoroso, convoca o leitor a participar de um sentimento de conexão humana e densidade de experiência; tudo com uma dose de estranhamento frente a alguns baralhamentos de fronteiras, seja as de gênero literário, seja as das convenções verdade-mentira", comenta o autor, que é professor de literatura e cinema na Universidade Federal de Santa Catarina.
Mais informações: (47) 3341-7989, na coordenação do curso de Letras da Univali.