SharePoint
  • Univali
  • Notícias
  • Escritor Marcio Markendorf dialoga com acadêmicos do curso de Letras

Escritor Marcio Markendorf dialoga com acadêmicos do curso de Letras

Atividade será dia 30 de maio, no Campus Itajaí


por Natália Uriarte Vieira | 22/05/2019

Itajaí – Os calouros do curso de Letras: Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas recebem, no dia 30 (quinta-feira), às 19h, o escritor Marcio Markendorf para uma conversa sobre a obra recém-lançada "Soy loca, Lorca, feito um chien no chão" (Urutau, R$ 35). A atividade, denominada "Lado a lado com o escritor", ocorrerá na sala 105 do bloco C4, no Campus Itajaí, e é aberta a 15 ouvintes.

                                                                                                                                                                                               Foto: Fundação Badesc2019-05-22 - Escritor Marcio Markendorf - Foto Fundação Badesc.png

"Recomendei que a leitura do livro fosse feita com olhos de águia, instinto de investigador, sede de retirante para desafiá-los a também refletir sobre o processo de construção da obra, das estratégias narrativas adotadas pelo autor, para além de buscar conexões coerentes entre as categorias estudadas na disciplina e a obra", pontua Camila Morgana Lourenço, professora responsável pela atividade integrante da disciplina Introdução aos Estudos Literários. Ela ressalta que se trata de uma estratégia para provocar o acadêmico a sair da linha do texto e a se desenvolver como leitor literário e analista do fenômeno literário, afastando qualquer ingenuidade interpretativa. Além disso, a professora acredita que será um momento importante para evidenciar, aos participantes, a fertilidade possível entre o universo literário e o ambiente acadêmico, ao entender que o trânsito do autor na academia imprime potência as suas práticas discursivas ficcionais — o que acontece a outros artistas na contemporaneidade.

A obra marca a estreia solo de Marcio Markendorf na ficção literária impressa. "O grande tema do livro, o pathos amoroso, convoca o leitor a participar de um sentimento de conexão humana e densidade de experiência; tudo com uma dose de estranhamento frente a alguns baralhamentos de fronteiras, seja as de gênero literário, seja as das convenções verdade-mentira", comenta o autor, que é professor de literatura e cinema na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: (47) 3341-7989, na coordenação do curso de Letras da Univali.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade