Documentário produzido por egressos retrata a conexão de artistas com BC

Pré-estreia de “Cidades Afetivas” será neste domingo (24), ao ar livre

por Natália Uriarte Vieira | 19/02/2019

Balneário Camboriú – Neste domingo, dia 24 de fevereiro, ocorre a pré-estreia do documentário "Cidades Afetivas", feito pela Produtora Kochefilmes, com envolvimento de alumni (egressos) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).  A exibição será na praça em frente ao Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, às 20h, com a proposta de transformar a rua em uma sala de cinema pública, gratuita e ao ar livre.

2019-02-19  - Cidades Afetivas2.jpg

O escritor italiano Ítalo Calvino, no livro "Cidades Invisíveis", propõe que toda pessoa traz na imaginação uma cidade. É com essa reflexão que o documentário, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, explora a conexão que cinco artistas possuem com a cidade de Balneário Camboriú.

Junior Köche, alumnus (egresso) do curso de Fotografia e aluno da Especialização em Cinema e Imagens Contemporâneas da Univali, assina a direção do documentário junto de Nanashara Piazentin Gonçalves. Lallo Bochino, alumnus de Jornalismo, é o diretor de Fotografia. Marcelo Cássio, alumnus do curso de Música, atuou como produtor de trilha sonora original e a Café Maestro, empresa de áudio pertencente à Marcelo conduziu a produção de áudio. Rafael Boeira, alumnus de Publicidade e Propaganda, foi assistente de câmera e operador de drone; e Priscilla Paese do Amaral, alumna (egressa) de Produção Audiovisual e Jornalismo, foi a produtora de campo do documentário.

A artista visual Luciana Siebert, alumna de Jornalismo, o compositor e pianista Gandhi Martinez, alumnus de Música, a produtora cultural e de moda sustentável Carola Santos, professora do curso de Design de Moda da Univali, o fotógrafo Humberto Furtado e o ilustrador e tatuador Gabriel Foltz. Todos mantêm uma relação com a cidade, e o documentário mostra como isso afeta a produção artística e a identidade deles.

2019-02-19 - Cidades Afetivas3.jpg

Para os diretores do documentário, a arte e os artistas influenciam e são influenciados pela identidade da cidade. "Seus símbolos, sua cultura e modo de ser, tudo se reflete no inconsciente artístico, e é isso que buscamos representar no documentário: as memórias sobre a cidade e como cada pessoa a sente de maneira diferente", afirma Nanashara.

O projeto, que será transformado em uma série, pretende seguir retratando outros artistas em diversas cidades. Para concretizar essa ideia, a equipe de produção buscará novas formas de financiamento, e o documentário produzido em Balneário Camboriú será fundamental nesse processo.

Além dessa exibição pública, como contrapartida do projeto cultural, os diretores produzirão uma websérie com cinco episódios de cinco minutos que será lançada em breve, com acesso gratuito via canal oficial no YouTube.

As novidades do projeto estarão disponíveis na página do Facebook @seriecidadesafetivas e no Instagram: @cidadesafetivasdoc.

O que: Pré-estreia do documentário "Cidades Afetivas"
Quando: Domingo (24), às 20h
Onde: Praça em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central nº 50, esquina com a Rua 300, Centro de Balneário Camboriú)
Quanto: gratuito

Mais informações: (47) 99948-8351, Elaine Calove – Produtora Executiva.