Disciplina do PPGA tem parceria com Núcleo ODS

Atividades terão início no dia 14

por Univali | 02/05/2019

Biguaçu - O Núcleo dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), projeto de extensão da Escola de Negócios, em parceria com a Escola de Ciências Sociais e Jurídicas, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participará da disciplina “Agendas Globais para o Desenvolvimento”, que é oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Campus da Instituição localizado às margens da BR 101, em Biguaçu.

Na disciplina, inspirada nos objetivos de desenvolvimento sustentável, serão tratados os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade; convergência das agendas globais de desenvolvimento sustentável com os conceitos da Administração; Sustentabilidade e as Agendas globais; exemplos globais com impacto nos ODS e projetos direcionados aos ODS. Estão previstas, na disciplina, atividades de campo com foco na extensão universitária a serem realizadas em parceria com o Núcleo ODS. Nela, os alunos farão estudos de diagnósticos e prognósticos com foco nas metas dos ODS.

A proposta da disciplina corresponde ao crescente interesse dos 193 países membros da ONU, incluindo o Brasil, em tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para viver. Nas organizações e academia, trabalhos foram e estão sendo realizados no contexto da sustentabilidade, mas são poucos projetos sociais identificados no estudo dos ODS, em especial dos ODS como indicadores, com a finalidade de encaminhamento da prática extensionista na pesquisa. A utilização dos ODS na atual conjuntura social, ambiental e econômica corresponde a um importante impacto social, em especial ao atender necessidades e demandas da sociedade, envolvendo políticas públicas e a formação de alianças intersetoriais.

Os ODS, como claro desdobramento dos ODMs, configuram uma Política Pública para a Sustentabilidade, possibilitando aos participantes da disciplina ter uma experiência intensa de trabalho multiprofissional na pós-graduação, conhecendo melhor as outras profissões e suas interfaces, ao mesmo tempo que vivenciam a equipe multiprofissional em atendimento e implementação de uma Política Pública para a Sustentabilidade.

A disciplina terá início no dia 14 de maio. Ela consolida a parceria estabelecida entre o PPGA e o Núcleo ODS que, desde 2017, tem desenvolvido projetos conjuntamente, com foco na inclusão da extensão universitária no Programa, da mesma forma que a pesquisa tem sido inserida nas atividades de extensão do Núcleo ODS.

Para a disciplina, estão previstos oito encontros presenciais, às terças-feiras, nos meses de maio a julho e duas atividades de campo, com trabalho extraclasse direcionado aos ODS e carga horária total de 45 horas. A primeira aula, no dia 14, terá participação do Núcleo ODS, com a presença dos professores Vanderléia Martins Lohn e Rafael Burlani Neves. Na ocasião, eles apresentarão o Núcleo ODS e farão uma exposição do histórico dos ODMs e ODS nos níveis internacional e nacional.