• Univali
  • Notícias
  • Curso de formação de educadores populares ocorreu em Itajaí

Curso de formação de educadores populares ocorreu em Itajaí

Participantes elaboraram plano de ação para problemáticas presentes nas cidades


por Natália Uriarte Vieira | 03/07/2019

No dia 29 de junho, ocorreu, na Univali, em Itajaí, o “Curso de formação de educadores populares Paulo Freire", realizado pelo projeto de extensão “Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero", sob coordenação da professora Márcia Gilmara Marian Vieira. As atividades foram ministradas pelas professoras Yara Chistina Cesário Pereira e Cláudia Kuinta Dias Hohmann.

2019-07-03 - curso Paulo Freire2.jpg 

O curso teve por objetivo desenvolver um processo de formação na temática da educação popular, tendo como base o referencial teórico e metodológico de Paulo Freire, por meio do entendimento de sua fundamentação filosófica e de sua prática pedagógica. No encontro discutiram-se temáticas contemporâneas da educação brasileira a partir do pensamento Freiriano, identificando possibilidades e desafios que permitem uma prática transformadora e emancipatória para a construção de uma cidadania ativa.

2019-07-03 - curso Paulo Freire.jpg Ao final da capacitação, os participantes elaboraram um plano de ação para problemáticas presentes nas cidades, a partir da leitura crítica de mundo, proposta pelo pensamento de Paulo Freire. Os envolvidos foram provocados a dialogar e agir, com mudanças de hábitos e contribuição no aspecto social, cultural, ambiental e econômico.

Acadêmicos dos cursos de Psicologia, Medicina, Ciências Biológicas, Oceanografia, Fisioterapia, Direito e Engenharia Ambiental e Sanitária, professores e mulheres agricultoras participaram da vivência, promovida por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

2019-07-03 - Curso Paulo Freire3.jpg 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade