Alunos da disciplina de Extensão Universitária geram projetos comunitários online

Trabalhos do primeiro semestre resultaram em iniciativas multidisciplinares

por Natália Uriarte Vieira | 07/08/2020

​Com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade dos alunos desenvolverem atividades presenciais nas comunidades, a disciplina Projeto Comunitário de Extensão Universitária, estratégia de inserção curricular da Univali articulada com os programas e projetos de extensão na Universidade, também foi adaptada no primeiro semestre deste ano. Mas, mesmo diante deste cenário, os alunos desenvolveram projetos online nas mais diversas áreas do conhecimento. No total, são 59 iniciativas, entre elas há vídeos e materiais informativos, de conscientização, para orientar, contribuir para o bem-estar e sensibilizar a população.

extensão 07_08.png

No primeiro semestre de 2020, nove turmas cursaram a disciplina. As aulas foram ministradas pelas professoras Angélica Garcia Couto, Helia Del Carmen Farías Espinoza, Kátia Naomi Kuroshima, Luciana Gomes Alves, Márcia Gilmara Marian Vieira, Mônica Zewe Uriarte, Noemia Liege Maria da Cunha Bernardo, e pelo professor Osmundo Moysa Sarauva Jr. Integraram as turmas alunos dos cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, História,  Logística, Letras, Música, Nutrição, Odontologia e Pedagogia, totalizando 354 acadêmico matriculados.

As aulas ocorreram no ambiente Blackboard e os projetos criados pelos alunos partiram de demandas e diagnósticos apontados pelos projetos e programas de extensão em andamento, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. As atividades desenvolvidas foram supervisionadas pelas Escolas de Conhecimento e Coordenação de Projetos e Programas de Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

Os trabalhos abordam questões relacionadas desde a alimentação, a prevenção de doenças, a promoção de saúde, a saúde bucal, o lazer nutricional, a relação entre o tabagismo e a Covid-19, vacinação, até o incentivo à leitura e a formação de novos leitores, a difusão do conhecimento com base nos ODS, a relação entre a arte e a saúde na quarentena, gestão de resíduos, entre outros assuntos.