Univali recebe duas exposições voltadas à náutica

Mostras já podem ser apreciadas no campus Itajaí

por Carina Carboni | 03/05/2023

Já estão abertas à visitação do público as exposições “Veleiros do Mundo" e “Por terra, por mar e por ar – A cultural naval na filatelia e cartofilia mundial". As mostras podem ser apreciadas no espaço da Biblioteca Central Comunitária, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Itajaí.

exposição nautica 03052023_Univali.jpg

Ambos os acervos pertencem ao Instituto Cultural Soto (ICS) e podem ser contemplados pela comunidade de segunda a sexta, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Exposição Veleiros do Mundo

Reúne 19 nautimodelos de barcos tradicionais, de diversos países do mundo, produzidos através de estudo desenvolvido pelo nautimodelista Carlos Heitor Chaves, natural de Niterói (RJ). O artista possui estilo marcado, sendo apaixonado pela cultura naval, especialmente, pelos tipos tradicionais de embarcações do Brasil e do mundo. Sua arte já ultrapassou 200 modelos construídos.

exposição nautica univali_03052023_Itajaí.jpg

O artista já contribuiu com diversos museus e exposições, sendo um dos responsáveis pela “Coleção Barcos do Brasil e do Mundo", ao lado dos colegas Cony Baumgarten e Luiz Lauro Pereira Júnior. A coleção, que está disponível no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC), é considerada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um “Bem Cultural do Brasil".

Por terra, por mar e por ar

Reúne selos e cartões postais de temática naval, relacionados às grandes regatas e embarcações à vela. Na filatelia, a temática naval é uma das mais tradicionais, visto que remonta de um período anterior ao advento do selo postal, na primeira metade do século XIX, sendo bastante valiosos os carimbos e marcas das cartas transportadas por grandes veleiros em torno do mundo. Na filatelia naval é possível encontrar todas as grandes navegações e os principais meios flutuantes já criados pelo homem, sendo uma fonte rica e confiável do patrimônio náutico mundial.

exposição nautica Univali_352023_.jpg

Mais informações: Rômulo Porthos – maio@univali.br / (47) 3341-5574.