Univali e Governo de Santa Catarina firmam convênio para oferta do Serviço Especializado em Reabilitação

Serviço vai atender pacientes de todos os municípios da Amfri

por Roberta Ramos | 13/05/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, firmaram convênio para oferta de reabilitação física e funcional pós-covid no Serviço Especializado em Reabilitação (SER). O atendimento será realizado no Centro Especializado de Reabilitação (CER II - Univali).

O SER vai atender pacientes de toda a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O encaminhamento será realizado via Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e terão prioridade os pacientes com doenças crônicas (doenças pulmonares, doenças cardiovasculares, doenças vasculares periféricas, doenças neoplásicas e transplantados) e síndrome pós-covid que necessitam de cuidados prolongados. O objetivo do convênio é ampliar o acesso da população à reabilitação físico funcional.

SER Univali 13-06-2022.jpg

“Muitos pacientes acometidos pela covid-19 apresentam sequelas cardiovasculares, respiratórias, neuromusculares, psicológicas, articulares e motoras que causam impactos funcionais e de qualidade de vida. Com este novo serviço vamos auxiliar esses pacientes e os doentes crônicos com atendimento multidisciplinar especializado e espaço adequado para a reabilitação", destaca a diretora da Escola de Ciências da Saúde, professora Priscila de Souza.

Serão autorizadas 20 vagas para avaliação inicial e 400 procedimentos por mês. A equipe será formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social.

O programa de reabilitação pode durar até 12 semanas e, nos casos mais graves, os pacientes passam a ser reavaliados. O serviço vai funcionar na Clínica de Fisioterapia da Univali, no Bloco F5, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h30.

Mais informações: na Clínica de Fisioterapia da Univali (47) 3341-7655.