Projeto de Extensão da Univali recebe Prêmio Destaque no Programa Selo Social Itajaí

Universidade foi reconhecida por contribuir com 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

por Carina Carboni | 02/10/2023

​O projeto “Trilha da Vida: Disseminando ações transformadoras na transição para sociedades sustentáveis", vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi um dos nove vencedores da categoria Prêmio Destaque, da 14ª edição do Selo Social Itajaí. A cerimônia de premiação foi na sexta, 29, e reconheceu 98 iniciativas neste ano. A entrega das certificações foi na sede social do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.

Univali é premiada no Selo Social Itajaí_2102023.jpg
Foto: Marcos Porto #ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas num palco, em frente a um telão. Elas seguram uma placa dourada.

Nesta edição, a Univali submeteu 47 projetos no Selo Social de Itajaí, por intermédio da Gerência de Extensão e Responsabilidade Social. A Universidade foi reconhecida por sua contribuição em 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Associação Cultural e Esportiva Univali – ACEU também foi homenageada no Selo Social, no qual conquistou os ODSs 3, 4 e 17.

Univali é premiada no Selo Social Itajaí_2102023_.jpg
Foto: Marcos Porto #ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas num palco, em frente a um telão. Elas seguram uma placa colorida.

Os ODS são planos de ações mundiais compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até o ano de 2030. As propostas contemplam ações que vão desde a erradicação da pobreza até iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Univali é premiada no Selo Social Itajaí_2102023___.jpg
Foto: Marcos Porto #ParaTodosVerem: Fotografia mostra um homem e uma mmulher segurando uma placa colorida. Eles estão num palco e posam para a foto. Ao fundo é possível ver um telão e duas pessoas.

Para o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Univali, professor Rogério Corrêa, o reconhecimento do Selo Social Itajaí demonstra o compromisso da Universidade com os ODSs propostos pela ONU. “Seguimos promovendo ações de impacto para a sociedade ao mesmo que tempo em que oportunizamos aos nosso estudantes, docentes e pesquisadores, a chance de levar para fora dos muros da Univali o conhecimento desenvolvido no ambiente acadêmico.", afirmou.

Projeto Destaque

Há 25 anos, o Projeto Trilha da Vida promove a formação de educadores ambientais e implementa espaços e estruturas educadoras sustentáveis nos biomas brasileiros, especialmente na Mata Atlântica nos municípios localizados no Litoral Centro Norte catarinense.

A iniciativa é desenvolvida pelo Laboratório de Educação Ambiental (LEA), vinculado à Escola Politécnica da Univali, sendo realizada em parceria com o Espaço Rural Clarear. As atividades acontecem no campus Itajaí e na comunidade da Limeira, localizada em Camboriú (SC).

O professor José Matarezi, coordenador do Projeto e criador da Trilha da Vida, explica que a atividade promove vivências e experiências estéticas contribuindo para a construção de conhecimento sensível e inteligível. “A iniciativa busca auxiliar na transição para um modelo de sociedade mais sustentável contribuindo com os processos de formação em educação ambiental, patrimonial, de cidadania e gestão participativa,", conta.

Sobre o Selo Social Itajaí

O programa Selo Social Itajaí reconhece, desde 2005, as práticas promovidas por empresas e entidades com atuação no Município que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é despertar as empresas e organizações públicas, privadas e entes públicos, para o cumprimento das metas e objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Selo Social Itajaí foi instituído como um Programa de âmbito Municipal, em novembro de 2009, pela Lei Nº 5403. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas da Prefeitura de Itajaí em parceria com a Câmara Setorial de Promoção Social da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). Participam da premiação o setor público, representado pela Prefeitura Municipal, o privado, através das empresas e o terceiro setor, por meio de entidades do Município.

Mais informações: Na Gerência de Extensão e Responsabilidade Social - (47) 3341-7746.