Perspectivas sobre a saúde mental durante a pandemia de covid-19 são tema de painel realizado pela Univali e Faculdade Católica de Rondônia

O debate avaliou os reflexos da doença na Europa e nas comunidades indígenas do Brasil

por Roberta Ramos | 03/05/2021

A diretora da Escola de Educação, Verônica Gesser, representou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em um painel realizado em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia na última quinta-feira, 29, para debater as diferentes perspectivas da covid-19 na Europa e nas comunidades indígenas do Brasil.

O objetivo do encontro foi abordar o bem-estar e a saúde mental das comunidades indígenas e apresentar um estudo piloto que indica a necessidade de implementação de uma política de direitos humanos para lidar com o trauma causado aos indígenas dos estados de Rondônia e Acre.

“Após uma revisão sistemática da literatura, ligando as mudanças climáticas, direitos humanos, psicologia e os povos indígenas do Brasil foi realizado um estudo que indica que a violência vivida pelos indígenas é contrária aos direitos humanos e afetou a saúde psicológica desses povos", explica Verônica.

O painel teve a participação do professor inglês Derek Indoe. Ele é consultor clínico e psicólogo forense, especializado em traumas e lesões corporais. É formado pela Univerisdade de Oxford, Doutor em Psicologia Clínica pela Surrey University e membro do Conselho da Sociedade de Trauma Psicológico do Reino Unido. É credenciado pela Associação Britânica de Psicoterapias Comportamentais (BABCP) e pelo Conselho de Psicoterapia do Reino Unido (UKCP).