Acadêmico vence prêmio de arquitetura na Armênia

 


por João Francisco de Borba | 17/07/2019

Armênia - O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Yan Patrick Schons e os arquitetos Igor Vidal de Lucena Dantas (Boston) e Gregor Philipp Stopper (Stuttgart) ganharam em primeiro lugar no concurso internacional "Reviving NPAK". O concurso, de iniciativa da Boghossian Foundation Urbanlab, era encontrar o melhor projeto para um edifício existente na NPAK (Centro Armênio de Arte Contemporânea), localizado em Yerevan, capital da Armênia, tendo uma linguagem contemporânea com consciência e responsabilidade social e ambiental, dialogando com o centro da cidade e suas tradições. Esta revitalização do centro deveria ser um facilitador entre o pensamento artístico inovador, a cultura e a indústria.

Segundo o acadêmico, a proposta teve como conceito principal a criação da "The Alley", entre o edifício da NPAK e o Edifício Administrativo, um espaço público aberto entre o interior e o exterior, que abriga também atividades e eventos da NPAK.

0.jpg
Arquitetura – Com caráter industrial moderno, minimalista no exterior, complexo no interior, o projeto usa espaços orientados de diferentes tamanhos e volumes. A complexidade do espaço interior e suas funções devem seguir a partir da aparência externa de uma clara linguagem arquitetônica. As áreas públicas e as atividades que acontecem no edifício devem ser reconhecidas pelo exterior.

O arranjo de diferentes cubos na planta baixa cria diferentes humores relâmpagos. Janelas do chão ao teto na fachada criam uma fusão do teto com a paisagem e definem uma cena. Uma entrada no interior é conseguida por uma claraboia generosa no foyer. A fachada é um jogo de concreto, aço, vidro e luz. A estrutura feita de aço pré-fabricado de perfis suporta os novos espaços criados, bem como a caixa em topo do edifício. Uma grande escada permite que o edifício se una verticalmente e horizontalmente.

 Para conhecer os projetos na íntegra, clique aqui​.

Mais informações: Yan Patrick Schons Domingues, fone: (47) 9.9137-1388.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade