Aluna de Direito da Univali tira nota 10 na 2ª fase do exame da OAB

Estudante está matriculada no 9º período do curso de Direito, campus Itajaí

por Carina Carboni | 16/02/2024

A acadêmica do 9º período do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Vivian de Oliveira, conquistou a nota máxima (10) na 2ª fase do 39º Exame de Ordem Unificado (EOU), promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. O resultado preliminar, referente a prova prático-profissional, foi divulgado na quinta, 15, pela Coordenação Nacional do Exame.

A aprovação no EOU é requisito para a inscrição como advogado nos quadros da OAB. A prova pode ser realizada por bacharel em Direito ou estudantes que estejam no último ano do curso. Para Vivian, que está na reta final da graduação em Direito, a 2ª fase do Exame é quando o estudante coloca em prática tudo o que aprendeu durante o curso.

Aluna de Direito da Univali tira nota 10 na 2ª fase do exame da OAB_16022024__.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra jovem sorridente. Ela está em pé e veste um casaco vermelho. No fundo da imagem há uma decoração com flores e plantas.

“Essa prova testa os nossos conhecimentos acerca de interpretação, pensamento lógico, boa capacidade de escrita e, principalmente, conhecimento aprofundado sobre a área escolhida. Realizar o Exame e obter o sucesso da aprovação é extremamente importante porque nos habilita a iniciar a nossa jornada 'no mundo jurídico'.", conta.

Dicas para quem vai prestar o Exame

A estudante, de 22 anos, conta que durante a fase de preparação para o EOU seguiu religiosamente um cronograma de estudos. “Eu estava sempre treinando alguma coisa, seja a peça prática ou as questões. Assisti muitas videoaulas e tirei as minhas dúvidas com os professores do curso. Além disso, eu também revisava conteúdos com muita frequência. Consultei, muitas vezes, a minha apostila de tributário da Univali.", relembra.

Aluna de Direito da Univali tira nota 10 no exame da OAB_16022024.jpg
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra imagem de itens de estudo, com caderno e duas canetas em primeiro plano. Ao fundo tem um livro com trechos grifados e um tablet.

A quem está se preparando para prestar o Exame, Vivian recomenda buscar entender qual método de aprendizado melhor funciona a cada um. “Eu também aconselharia buscar todos os meios de estudos possíveis, seja participando de um cursinho preparatório ou procurando auxílios dos professores na Universidade. Nessa caminhada, também é importante manter a constância nos estudos, fazer revisões de conteúdo e procurar por mais conhecimento."

Curso de Direito da Univali tem 59 anos de tradição

O curso de Direito da Univali vai completar 60 anos de fundação em 2025, tendo sido o primeiro a ser aberto após a Universidade Federal de Santa Catarina. Ao longo dos anos, já formou milhares de alunos. É ofertado nos campi Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Kobrasol e Florianópolis.

Os acadêmicos de Direito da Univali têm a opção de cursar dupla graduação com a Universidad de Alicante (Espanha), Università degli Studi di Perugia (Itália) e a Delaware Law School (USA). Outro diferencial do curso de Direito da Univali são as aulas ministradas por docentes pesquisadores, mestres e doutores atuantes nas diversas áreas da ciência jurídica, como advogados, promotores, juízes, desembargadores e delegados.

Para o coordenador do curso de Direito da Univali no campus Itajaí, professor Roberto Epifanio Tomaz, o resultado obtido pela acadêmica Vivian de Oliveira, na prova da Ordem, reflete tanto a dedicação da estudante quanto a qualidade do ensino ofertado pela Universidade.

“Não é à toa que a Univali possui aprovação acima da média nacional e a maior aprovação de Santa Catarina no Exame da Ordem. Nós somos nota 5 no MEC e temos pontuação 4 no Guia do Estudante. Temos um corpo docente de alto nível aliado a uma infraestrutura que conta com muitos diferenciais, como o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Escritório Modelo de Advocacia e diversos Projetos de Extensão. Sem dúvida, isso garante uma formação de excelência aos nossos alunos.", afirma.

Tomaz acrescenta ainda que os dados do último projeto pedagógico do curso de Direito​ da Univali, no campus Itajaí, apontam que o curso possui 56.97% dos professores com nível de mestrado e 38.38% com doutorado.

“Se passar na OAB é o sonho de todo acadêmico de Direito, conquistar a tão sonhada nota 10, então, é extraordinário. A prova é difícil? Com certeza, mas nada é impossível se você busca o conhecimento e tem uma meta bem definida. Aos professores, que me acompanharam e me incentivaram ao longo do caminho, deixo os meus mais sinceros agradecimentos.", complementa Vivian.

Mais informações: Na coordenação do curso de Direito, campus Itajaí - (47) 3341-7821.