3ª edição do projeto Futuros Disruptivos encerrou na quinta, 30

Estudantes foram desafiados a criar aplicativo focado em melhorar a vida dos moradores

por Carina Carboni | 01/12/2023

A 3ª edição do projeto Futuros Disruptivos: Geração de Criativos Sociais e Bio Inovadores encerrou na quinta, 30, em Balneário Camboriú (SC). A ação utiliza a metodologia Design Thinking para despertar o espírito inovador e empreendedor contemplando estudantes da Rede Municipal de Ensino do Município. O evento de encerramento foi realizado no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

3 edição do projeto Futuros Disruptivos encerrou na quinta, 30 - 1.12.2023_.jpg
Foto: Roney Rodrigues #ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma criança segurando uma caneta enquanto apoia a mão sobre uma camiseta branca, que está estendida sobre uma mesa. na estampa da camiseta está escrito "Futuros Disruptivos".

O projeto é viabilizado por meio de uma parceria colaborativa entre o Uniinova, o Hub de Inovação da Univali, o Município de Balneário Camboriú, a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - AcibalcServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Credifoz, Oceanic Aquarium e WTM Internacional.

3 edição do projeto Futuros Disruptivos encerrou na quinta, 30 - 1.12.2023__.jpgFoto: Roney Rodrigues #ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma mulher e algumas crianças vestindo camiseta na cor laranja. Elas estão de costas e olham para um quadro com post its coloridos.

Mais de 20 estudantes, com idades entre 9 e 11 anos, participaram desta edição do projeto. Eles foram estimulados a desenvolver um aplicativo colaborativo, focado na melhoria de vida dos moradores e turistas de Balneário Camboriú. Para isso, consideraram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Projeto vencedor

O protótipo de aplicativo “LocÁgua", que propõe o mapeamento de ruas atingidas por enchentes em Balneário Camboriú, foi o vencedor do Desafio Final desta edição do projeto. O projeto teve autoria dos estudantes Aniurka Del Carmen Felipe Toribio, Isabelle Nicolle Balby, João Henrique Mussolino, Mykael Pierre Silva da Rocha, Natalia Teodoro dos Santos e Yasmin Gastão da Silva Costa. A monitoria foi realizada pela professora Daniela de Aquino e pela residente criativa do projeto, Laura Brand.

3 edição do projeto Futuros Disruptivos encerrou na quinta, 30 - 1.12.2023.jpgFoto: Roney Rodrigues #ParaTodosVerem: Fotografia mostra troféus nas cores amarelo e lilás e no formato de uma nave espacial.

O grupo vencedor foi presenteado com troféu e uma visita educativa ao parque Aventura Jurássica, do grupo Oceanic, além de um passeio ao Museu Oceanográfico da Univali. Todos os alunos receberam certificados pela participação nas atividades, que tiveram início no mês de setembro.