As solenidades de colação de grau especiais são organizadas por comissão de formatura, com a supervisão da Secretaria Acadêmica do Campus, mediante contratação de empresa especializada em organização de eventos, devidamente cadastrada junto à UNIVALI.
As solenidades de colação de grau especiais poderão contemplar um conjunto de cursos da mesma Escola ou Campus, ou ainda de Escolas ou Campi distintos, devendo contar com, no mínimo, 20 (vinte) formandos e observando as normas estabelecidas na Resolução vigente.
Fica vedada a junção de turmas com outras instituições de ensino superior para realizar quaisquer atos regulamentados pela Resolução vigente.
A comissão de formatura terá a autonomia para projetar, decidir e representar os interesses dos formandos, cumprindo integralmente às normas estabelecidas pela UNIVALI.
Tão logo seja constituída a comissão de formatura, deverá ser agendada a reunião com a Secretária Acadêmica do Campus, para conhecer os procedimentos e prazos de cada etapa que compreende a formatura, além de informar os contatos dos respectivos membros (e-mail, telefone) e cópia da Ata de Constituição.
Após contato com a Secretaria Acadêmica, um membro da comissão de formatura deverá formalizar o pedido da reserva de data da solenidade de colação de grau especial, no Portal do Aluno, por meio de requerimento de qualquer natureza, conforme o modelo do ofício previsto aqui.
O calendário das solenidades de colação de grau especiais é definido pela Gerência de Atenção ao Estudante da Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com as Direções das Escolas do Conhecimento.
A reserva da data deve ser formalizada por um representante da comissão de formatura, por meio de requerimento de qualquer natureza, no Portal do Aluno, anexando o ofício (o modelo previsto aqui), contendo todas as informações relativas à organização da cerimônia. O resultado da solicitação será divulgado por e-mail e no Portal do Aluno.
A UNIVALI não é responsável pela contratação de nenhum serviço para a realização da solenidade de colação de grau especial, ficando exclusivamente sob responsabilidade da comissão de formatura a contratação de serviços, tais como: aluguel do local de realização do evento, equipe técnica e a infraestrutura do evento (becas, canudos, decoração, cadeiras, mesa para autoridades, camarim para formandos e autoridades, som, iluminação, fotógrafos, cinegrafistas, mestre de cerimônias, seguranças, estacionamentos, alvarás e licenças para a realização do evento, etc.), além de garantir a acessibilidade, na forma da legislação vigente.
Para esclarecer suas dúvidas, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do seu Campus.