Pedagogia

Campus Itajaí

3

conceito enade


2017

Extensão

As atividades de Extensão do curso de Pedagogia são desenvolvidas em dois programas: Projeto Ciranda e o Proler.

Projeto Ciranda

O Projeto Ciranda, desenvolvido no Campus de Tijucas, promover ações preventivas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da conscientização e mobilização da sociedade civil, da realização de ações educativas junto às crianças, adolescentes e suas famílias e do assessoramento de programas de formação e acompanhamento de profissionais da educação, saúde e agentes comunitários.

Proler

O programa Proler está vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tem por objetivo promover ações para fomentar a leitura e a formação estética, envolvendo atividades ligadas à música, artes visuais, teatro e literatura. Desenvolve capacidades artísticas e culturais em espaços educacionais públicos e privados, fomentando assim o acesso da comunidade à leitura e às manifestações artísticas e culturais.

O programa Proler abriga os seguintes sub-projetos:

- Proler - Leitura à flor da pele

O subprojeto "Leitura à Flor da Pele", desenvolvido em Biguaçu e Itajaí, com ações desenvolvidas conjuntamente em Tijucas e Balneário Piçarras. Este projeto faz parte do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, no eixo Cultura, Educação e Cidadania. As atividades destinam-se aos acadêmicos da Escola de Educação. Os principais objetivos do subprojeto são: formar mediadores de leitura capazes de enxergar muito além das linhas do texto; aguçar a capacidade de produção textual que se manifesta em novas representações; estimular relações de compreensão do universo que extrapolam o cotidiano; promover atividades comunitárias que permitam o acesso à leitura com vistas à conquista da cidadania; promover a língua como patrimônio cultural e artístico.

- Brincante

O sub-projeto Brincante objetiva qualificar a formação lúdica de professores e futuros professores, mediadores, “brinquedistas” que ao pesquisarem sobre o brincar e o brinquedo, compreendam a criança na convivência com as mais diferentes situações lúdicas, criativas e de aprendizagem. Promove a qualificação de professores, mediadores e “brinquedistas” na construção, elaboração, catalogação, vivências e reflexão de brinquedos e brincadeiras, construídos e fabricados pela própria criança, professores e acadêmicos. Atende público da região do Vale do Itajaí. Desenvolve ações, tais como, participações em eventos universitários diversos, promoção de atividades recreativas nas escolas da rede pública e privada e atendimento nas Brinquedotecas do curso. 

- Proler Teatral

Promover a leitura dramática e o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais em escolas públicas e outros espaços educacionais, sem fins lucrativos.

- Proler Artes Visuais

Levantamento histórico e visual sobre arte regional e sistematização de exposições e materiais para monitorias e oficinas sobre arte visual regional com professores e estudantes da rede de ensino. Possibilitar o acesso a arte visual regional, desenvolvendo a sensibilidade estética, por meio de exposições e materiais. Oportunizar o acesso a arte por meio de atividades lúdicas.

- Proler Entreler

Desenvolver uma educação para a cidadania, por meio da cultura, promovendo atividades formativas em escolas públicas e espaços informais diferenciados ampliando a pratica social da leitura. Promover hábitos de leitura em espaços informais diferenciados ampliando a pratica social da leitura.

- Pedagogia em Ação

Desenvolver atividades formativas com base nos preceitos da educação para a cidadania, por meio da ação social em espaços não formais de aprendizagem tais como: Organizações não governamentais, Apae, abrigos e asilos  junto às crianças, adolescentes e idosos.







Dados Gerais

Titulação

Pedagogo

Atos Regulatórios

​​​​​

Carga Horária

​3.330 horas.

Duração

​​8 semestres.

Turno de Funcionamento

Noturno

este curso está vinculado à Escola de Educação

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados