Direito

Campus Tijucas

5

conceito mec


2017

Pesquisa

A pesquisa científica da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais se enquadra nos parâmetros da Universidade. Ano após ano, apresenta desempenho positivo por meio dos programas institucionais, agências de fomento e a formação de grupos de estudos extraclasse, por professores e alunos, que materializam seus trabalhos na produção de artigos e participação em eventos de Iniciação Científica, além da integração existente com os Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da Univali.

Este processo de formação integral dá-se por meio de estudos aprofundados não somente na área jurídica, mas, principalmente, em áreas complementares e essenciais ao Direito, como a Filosofia. Além disso, atividades de cunho prático são desenvolvidas pelos acadêmicos, como apresentações artísticas (teatros e música), viagens de estudo, oficinas e cursos, serviço voluntário, monitoria de disciplinas, etc.

Perante esta demanda de acadêmicos e professores foram criados mecanismos de sociabilização dessa produção sob a forma de publicações científicas: Revista de Iniciação Científica - RICC, Produção Científica (ISSN 1982118-2), Revista Filosofia do Direito e Intersubjetividade, Revista Eletrônica Direito e Política, e a Revista Novos Estudos Jurídicos, do Programa de Mestrado e Doutorado e Ciência Jurídica.

Nosso desafio permanente é a manutenção do espírito pesquisador no curso, passando às próximas gerações a vontade e a determinação para ocupar seus espaços no mercado de trabalho. As ações de pesquisa são desenvolvidas com o apoio do  NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão da Escola.

Programas Oficiais de Pesquisa

Programas de Iniciação Científica

Em parceria com o Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeituras e empresas privadas, a Univali apoia a realização de projetos de pesquisa contando com os seguintes programas de Bolsas:

  • Iniciação Científica ProBIC/Univali

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

  • Artigo 170/Governo Estadual

  • Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação - PIPG

  • Prêmio Mérito Universitário Catarinense - PMUC

  • Artigo 171 - Programa de Bolsas do Fundo de apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES)

  • Programa de Pesquisa Voluntária - PPV 

Para mais informações sobre os programas de pesquisa oferecidos pela universidade clique aqui.

Programa de Apoio à Pesquisa

Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP

O fomento aos Programas Institucionais foi determinado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa FAP/Univali, através de bolsas de iniciação científica, alocação de carga horária e orçamento para realização do projeto.

O FAP foi criado em 1955, através das Resoluções nº 006/95/CEPE e nº 011/95/CUN. Este fundo, conforme consta do Art. 46 do Estatuto da Univali, objetiva incentivar e facilitar o desenvolvimento e a promoção da excelência do Sistema de Pesquisa, através do financiamento, qualificação de Recursos Humanos, atividades de Pesquisa, infraestrutura de apoio e serviços. O FAP apoia os Programas de Iniciação Científica, a publicação de artigos científicos pelos docentes pesquisadores e a participação em eventos nacionais e internacionais.

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 545, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas 

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados