Direito

Campus Tijucas

5

conceito mec


2017

Extensão

Programa Integra Ação: promovendo a sustentabilidade social

No atendimento às diretrizes de extensão da Univali, pautadas em interdisciplinaridade, relações teórico-práticas de sala de aula, parcerias e ações que integram Ensino, Extensão e Pesquisa, a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais implementou o Programa de Extensão "Integra Ação".

Uma nova forma de pensar e fazer extensão: não mais projetos isolados, desconectados da comunidade, mas ações integradas, interdisciplinares e situadas num contexto maior de resultados. O Integra Ação envolve todos os temas do Direito e das Relações Internacionais (cursos tutelados pela Escola), nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Trabalho.

O Programa dá coerência às atividades de extensão da Escola e serve de espaço de conexão, na consolidação de áreas temáticas que se coadunem às linhas de pesquisa e aos conteúdos das disciplinas oferecidas pelos cursos. É também um novo espaço de aprendizagem, que se diferencia pela estrutura de trabalho e pelo contato direto com a sociedade e seus dilemas. Tal iniciativa contribui como estratégia na concretização do perfil do egresso previsto nos Projetos Pedagógicos.

Os projetos são coordenados por professores, com a colaboração de bolsistas, e supervisionados pelo NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Projetos em Andamento

Cidadania em Foco

Por meio de palestras, esta atividade dissemina o conhecimento de diversas áreas do direito e estimula professores e acadêmicos a praticarem a cidadania, pela transmissão de informações jurídicas às comunidades carentes do entorno universitário.

Sua operacionalidade une duas dimensões: o aprendizado n,o campo jurídico e a prática da ação voluntária. As informações são repassadas por docentes e alunos nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, Centros da Juventude, Centros de Idosos, Conselhos Comunitários, Associações de Bairro e na sociedade civil organizada em geral.

Atendimentos (2018) - foram atendidas diretamente 1.211 pessoas e indiretamente 3.285, pertencentes a 8 entidades de Tijucas e região.

Professores Responsáveis
Prof. MSc. Edgar Antonio Piva
Prof. MSc. Murilo Justino Barcelos

Protegendo a Ciranda

Previne a violência sexual relacionada a crianças e adolescentes, ensinando-os a se defenderem em situações de abuso e a procurarem o auxílio dos profissionais de educação e saúde, lideranças comunitárias e gestores públicos. O aumento da demanda por parte das escolas, conselhos tutelares e administradores municipais sobre a questão da violência sexual justifica este projeto.

Atendimentos (2018) - foram atendidas diretamente 1.572 pessoas e indiretamente 4.716, pertencentes a 8 entidades de Tijucas e região.

Professor Responsável
Prof. MSc. Edgar Antonio Piva

Assistência ao Preso

Mantido por convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, oferece gratuitamente aos detentos do Sistema Prisional de Itajaí o acompanhamento na execução de suas penas. O foco está na análise dos processos de execução criminal, com a finalidade de verificar o cumprimento dos prazos para concessão da progressão de regime dos apenados.

Professor Responsável
Esp. Mell Mota Cardoso Conte

Grupos de Estudos

Em reuniões semanais ou quinzenais, são oferecidas aos acadêmicos discussões de temas e conteúdos não previstos nas matrizes curriculares dos cursos, em ambiente externo à sala de aula.

Atualmente, o Curso possui os seguintes grupos de estudos em funcionamento: 

Outras Atividades Desenvolvidas

Direito e Cidadania nas Escolas - Reuniões promovidas pelos acadêmicos que cursam o Estágio de Prática Jurídica, acompanhados de seus orientadores, para alunos das escolas participantes do projeto. Temas abordados: Cultura de Paz, Direitos Humanos, Cidadania, Drogas e Violência na escola.

Diálogo Comunitário - Encontros realizados no Auditório do Campus de Tijucas também pelos acadêmicos que cursam o Estágio de Prática Jurídica, acompanhados de seus orientadores, para debater assuntos de interesse geral da comunidade.

Dialogando com a Ciência - Conferências voltadas aos acadêmicos de Direito, ministradas sobre abordagens atuais que auxiliam na complementação dos conteúdos de sala de aula.  Acontece geralmente aos sábados sob a condução do professor MSc. Sidney Silva.

OAB Compartilhando - Desenvolvido em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esse evento, de caráter anual, divulga a carreira jurídica da Advocacia e sua importância; esclarece dúvidas sobre o mercado jurídico; difunde regras necessárias ao aprimoramento das relações com órgão de poder; incrementa estudos de áreas não tradicionais do Direito; motiva ações de cidadania e; compartilha vivências.

Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) – Divulga pesquisas desenvolvidas pelos alunos do 10º período de Direito. As apresentações são abertas aos estudantes, sendo para aqueles que frequentam os períodos iniciais, uma oportunidade de presenciar a sistemática final de formação na graduação.

Congresso Jurídico - Evento semestral que integra os acadêmicos do 9º Período de Direito para o exercício da prática de elaboração de eventos voltados à comunidade acadêmica, por meio de palestras de profissionais e pesquisadores da área jurídica.

Sábados Jurídicos – Converge atividades oferecidas aos sábados, que visam a atualização jurídica dos acadêmicos de Direito.

Revisaço de Direito - Criado para auxiliar os acadêmicos que cursam o Estágio de Prática Jurídica Especializante na revisão de matérias cobradas no Exame da Ordem (OAB). Cada docente prepara seu material e faz a revisão com os alunos que prestarão a prova.

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 545, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas 

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados