A pesquisa científica da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais se enquadra nos parâmetros da Universidade. Ano após ano, apresenta desempenho positivo por meio dos programas institucionais, agências de fomento e a formação de grupos de estudos extraclasse, por professores e alunos, que materializam seus trabalhos na produção de artigos e participação em eventos de Iniciação Científica, além da integração existente com os Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica da Univali.
Diante desta demanda de acadêmicos e professores foram criados mecanismos de sociabilização sob a forma de publicações científicas: Revista de Iniciação Científica - RICC, Produção Científica (ISSN 1982118-2), Revista Filosofia do Direito e Intersubjetividade, Revista Eletrônica Direito e Política, e a Revista Novos Estudos Jurídicos, do Programa de Mestrado e Doutorado e Ciência Jurídica.
Nosso desafio permanente é a manutenção do espírito pesquisador no curso, passando às próximas gerações a vontade e a determinação para ocupar seus espaços no mercado de trabalho. As ações de pesquisa são desenvolvidas com o apoio do NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão da Escola.
Programas Oficiais de Pesquisa
Programas de Iniciação Científica
Em parceria com o Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeituras e empresas privadas, a Univali apoia a realização de projetos de pesquisa contando, atualmente, com os seguintes programas de Bolsas de Pesquisa:
Iniciação Científica ProBIC / Univali
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC / CNPq
Artigo 170 / Governo Estadual
Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação - PIPG
Prêmio Mérito Universitário Catarinense - PMUC
Artigo 171 - Programa de Bolsas do Fundo de apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES)
Programa de Pesquisa Voluntária - PPV
Para mais informações sobre os programas de pesquisa oferecidos pela universidade clique aqui.
Programa de Apoio à Pesquisa
Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP
O fomento aos Programas Institucionais foi determinado pela implementação do Fundo de Apoio à Pesquisa FAP/Univali, através de bolsas de iniciação científica, alocação de carga horária e orçamento para realização de projetos.
O FAP foi criado em 1955, através das Resoluções nº 006/95/CEPE e nº 011/95/CUN. Este fundo, conforme consta do Art. 46 do Estatuto da Univali, incentiva o desenvolvimento e a promoção da excelência do Sistema de Pesquisa da Univali, através do financiamento à qualificação de Recursos Humanos, às atividades de Pesquisa e infraestrutura de apoio e serviços. O FAP apoia os Programas de Iniciação Científica, a publicação de artigos científicos pelos docentes pesquisadores e a participação em eventos nacionais e internacionais.
É necessário destacar que, quando da captação de recursos externos, ocorre uma contrapartida da Universidade, englobando não somente a infraestrutura, mas também uma política sólida e contínua, garantindo excelentes resultados.
Outras Atividades
Grupos de Estudos
Em reuniões semanais ou quinzenais, os Grupos de Estudos oferecem aos acadêmicos a discussão de temas e conteúdo não previstos nas matrizes curriculares do curso, em ambiente externo à sala de aula.
Atualmente, o Curso de Direito de Biguaçu possui os seguintes grupos de estudos em funcionamento: