Direito

Campus Centro - Biguaçu

4

conceito mec


Outras Atividades

Nupex - Núcleo de Pesquisa e Extensão

O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) da Escola de Ciências jurídicas e Sociais tem como finalidade o incentivo à pesquisa e à extensão da Escola. Seu objetivo é fazer com que os alunos dos Cursos de Direito e Relações Internacionais entendam que, para ser um bom profissional, é preciso aliar o estudo (ensino) dentro e fora da universidade (extensão), para ser possível conhecer a realidade e os novos problemas da sociedade contemporânea, no desenvolvimento e na produção de conhecimento (pesquisa).

O NUPEX coordena, de acordo com a abrangência da Escola de Ciências jurídicas e Sociais, projetos desenvolvidos nas esferas da pesquisa, como os grupos de estudos, da extensão e da cultura. Saiba mais aqui.

Internacionalização e Dupla Diplomação em Direito

Tendo em vista o reconhecimento da importância de propiciar aos estudantes experiências, na forma de intercâmbio, o curso de Direito, por meio da Diretoria de Internacionalização da Univali, oportuniza à sua comunidade discente e docente a realização de estudos fora do país.

Para tanto, no dia 28 de março de 2017 a Univali firmou Convênio de Dupla Diplomação do Curso de Graduação em Direito com a Universidade de Alicante (Espanha), uma parceria pioneira no Brasil por tratar-se de dupla graduação nesta área.

O acordo disponibiliza vagas a acadêmicos de cada uma das universidades, que cursarão na universidade de destino, as disciplinas específicas do país e que não podem, por sua natureza estritamente nacional, serem convalidadas. Confira abaixo o edital de seleção:


A Internacionalização ocorre ainda por meio de convênios com universidades europeias: Alicante, na Espanha e Minho, em Portugal, com equivalência de matrizes da graduação para fins de continuidade de estudos, com ingresso direto no mestrado nas referidas instituições; há também disciplinas previstas na matriz curricular, em caráter optativo, ministradas totalmente em língua estrangeira.

Programa de Integração: Administração e Direito

Regulamentada pela Resolução n.º 112 CONSUN/CaEn/2010 e justificada no Processo n.º 061/CaEn/2010, promoveu-se a integração entre os cursos de Direito e Administração da Univali pelos currículo de ambos os cursos, formando um núcleo de disciplinas comuns, com equivalência de conteúdos, permitindo que em sete anos o acadêmico possa concluir os dois cursos. É uma das maiores inovações ocorridas na instituição e nos dois cursos em termos acadêmicos.

O programa de integração das matrizes curriculares dos cursos de Administração e Direito tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos destes cursos a aquisição de conhecimentos e adesão a novas formas de pensar e agir. A inovação curricular amplia a oferta de disciplinas na área jurídica e de gestão e, consequentemente, o leque de atuação dos bacharéis em Administração e em Direito.

A realização do conjunto de disciplinas do Núcleo de Gestão pelos acadêmicos do Curso de Direito ou do Núcleo Jurídico pelos acadêmicos de Administração, proporcionará aos optantes cursar ambos os cursos em tempo reduzido.

Os acadêmicos podem cursá-los concomitantemente em turnos diferente, atendendo a disponibilidade de horários das disciplinas, ou cursar o segundo curso após a conclusão do primeiro e obter assim dois diplomas de conclusão de curso – um em Administração e outro em Direito.

O Programa

Curso de Administração

4 anos – 8 semestres

A partir do 3º período, os acadêmicos dos cursos de Administração da Univali poderão optar em realizar disciplinas eletivas do Núcleo Jurídico, nos cursos de Direito da instituição.

Curso de Direito

5 anos – 10 semestres

No 10º período, os acadêmicos dos cursos de Direito da Univali poderão optar em realizar disciplinas eletivas do Núcleo de Gestão, nos cursos de Administração da universidade. 

Também, poderão cursar os dois cursos concomitantemente com aproveitamento de disciplinas já cursadas.

 

Núcleo Jurídico - Cursadas no Curso de Direito
(1550) Ciência Política
( 8740) Direito Constitucional
(9934) Direito Empresarial
(9939) Direito Empresarial
(1699) Direito do Trabalho
(1706) Direito Civil (Obrigações)
(6169) Direito Ambiental
(1721) Direito Tributário
(1705) Direito Previdenciário
(1711) Direito Civil (Contratos)

 

Núcleo de Gestão - Cursadas no Curso de Administração
(1459) Administração de Recursos Humanos
(1456) Administração Mercadológica
(0204) Mercado de Capitais
(13526) Empreendedorismo e Novos Negócios

Integração com o Mestrado/Doutorado

A integração entre a Graduação e a Pós-Graduação no Curso de Direito se desenvolve por meio de três atividades:

É Importante ressaltar que há professores do Programa Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídica da Univali (PPCJ) que ministram aulas regulares nos Cursos de Graduação (principalmente Direito) e  lecionam nos chamados Seminários de Graduação.

Tais seminários consistem na oferta de disciplinas optativas com conteúdos vinculados às linhas de pesquisa do PPCJ, cabendo aos alunos graduandos optar por aquelas de sua preferência. O objetivo da iniciativa é completar a grade curricular obrigatória a ser cumprida pelos acadêmicos ou somar carga-horária referente às atividades complementares.

Bolsas e Financiamentos
Tenho Interesse

Quer saber mais sobre Outras Atividades ?

Cadastre-se e saiba mais

Estou Interessado!

Fique tranquilo, não mandaremos spam e não

compartilharemos seus contatos com mais ninguém



Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 545, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas 

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados