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Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Módulo Jean Monnet - Europa

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Áreas de Concentração

    Linhas de Pesquisa

      Doutorado

      Áreas de Concentração

        Linhas de Pesquisa

          Dados Gerais do

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
          Calendário com um relógio pequeno no canto inferior direito

          Agenda

          Ampulheta representando o tempo/duração

          Duração

          Calendário

          Início das Aulas

          Últimas vagas
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          Agenda

          Bolsas, Oportunidades e Valores

          ​Bolsa FA​​PESC


          Bolsas Pós-Gr​aduação Stricto Sensu - UNIVALI

          ​​​​Bolsa FINEP​ (Projeto DUA-GAMES)​

          ​​Bolsa Eg​​resso

          A Univali garante aos seus alunos egressos um conjunto de descontos em cursos. São vantagens para que possam voltar à Universidade e continuar a jornada do conhecimento. 

          A bolsa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, que sejam egressos da Univali, corresponde a 20% do valor da parcela do contrato de prestação de serviços educacionais, excetuando-se a parcela confirmatória de matrícula. 

          Bolsa Mé​rito Estudantil

          Os alunos que atingirem as metas e passarem por uma avaliação de critérios podem receber uma gratificação pela conquista do Mérito Estudantil. As bolsas são oferecidas aos estudantes que cursarem integralmente o Ensino Médio e/ou 80% de um curso de graduação na Univali e receberem o Prêmio Mérito Estudantil.

          Bolsa Funci​onários e Dependentes

          Bolsa de estudos com recurso da Univali, visando a valorização dos seus funcionários administrativos e docentes, estendendo também a seus dependentes e cônjuges. O valor da bolsa corresponde a 50% do valor da parcela do contrato de prestação de serviços educacionais.

          Bolsa ​​Empresa

          A Bolsa Empresa é destinada aos acadêmicos da Univali, mediante contrato de patrocínio firmado com empresas privadas, as quais têm interesse em investir na formação profissional de seus funcionários ou queiram fazer doação a outros alunos que não têm vínculo com a empresa. A doação de bolsas de estudo é regulamentada pelo Decreto nº 9.580/2018 – Ministério da Fazenda. 

          Bolsa Convênio/Parcerias Corporativas

          Programa Parcerias Corporativas visa ampliar benefícios em todas as dimensões de relacionamento, oportunizar maior acesso ao ensino conectado às novas tendências educacionais, ao ensino para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, e incentivar a proposição de novos projetos.

          Trata-se de uma proposta de negociação com empresas e organizações das comunidades de entorno para criar alternativas que possam apoiar o acesso à educação e a produção de conhecimento.

          Banco de Teses e Dissertações

          Dupla Titulação
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          Ordenar por:

          Calendário e Cronograma

          As aulas funcionam semanal e presencialmente predominantemente nas terças e quartas (vespertino e noturno) na Univali Campus Edison Villela - Itajaí (SC).

          As aulas são ministradas por, no mínimo, dois professores com áreas de pesquisa e de atuação em saúde distintas. Esta prática é fundamental para que os conteúdos de sala de aula sejam trabalhados de forma interdisciplinar, levando em consideração às interfaces entre as diferentes áreas da saúde. 

          Os horários de aulas iniciam as 13:30h às 17:30h e 19:00h às 22:30h.

          Variações de horários podem ocorrer de acordo com cada disciplina, sendo publicado calendário antes do início do semestre letivo. 

          Início e Duração

          As aulas terão início duas vezes no ano (fevereiro e agosto). A duração do curso será de dois anos (4 semestres). São 30 créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias, optativas, dissertação e atividades complementares.


          ​​

          Convênios

          Defesas Agendadas

          Dissertações

          Teses

          Nenhuma defesa agendada no momento.

          Disciplinas Isoladas

          ​​​​​​​​​​​​​Inscrições

          As inscrições para Disciplinas Isoladas do Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí - Univali ocorrem a cada semestre. O Aluno Especial poderá cursar até 15 créditos disciplinas, pagando proporcionalmente pelo número de créditos em disciplinas que irá cursar e sendo ainda beneficiado com um desconto de 80% de desconto. As vagas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade de cada disciplina e serão preenchidas em ordem de matrícula. Não há processo seletivo para Alunos Especiais. Segue abaixo o requerimento de matrícula; nele contém a documentação necessária. O cronograma de aulas também encontra-se disponível em nosso site.

          Estamos com processo aberto ​​para inscrições na modalidade aluno especial!

          Por meio desta modalidade você poderá cursar nossas disciplinas optativas e conhecer nosso mestrado, professores, linhas e projetos de pesquisa.
          Posteriormente, se decidir fazer o processo seletivo e após a aprovação, você poderá validar os créditos realizados e estes já contam como parte da sua formação.
          Nesta modalidade de aluno especial, o valor do crédito é reduzido (com 80% de desconto) e os valores parcelados em 06 vezes.

          Editais

          ​Dúvidas​​​

          O que é são Disciplinas Isoladas?
          Disciplinas Isoladas são para alunos que não ingressam através do processo seletivo e que se matricula apenas para cursar disciplinas isoladas. Existem dois tipos de alunos especiais: os que são alunos regulares de outros cursos stricto sensu da Univali (Aluno Especial Interno) e os que não o são (Aluno Especial Externo). ​

          Quais os benefícios para um Aluno das Disciplinas Isoladas?
          As disciplinas cursadas (com aprovação) como aluno especial do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho podem ser revalidadas caso ele ingresse no Curso como aluno regular (se aprovado no processo seletivo). Isso reduz o número de créditos em disciplinas que ele deverá cursar, o que lhe possibilitará concluir o curso em um menor prazo ou disponibilizar mais tempo para atividades de estudo e pesquisa.

          Além disso, os alunos já interessados em ingressar no Mestrado como aluno regular, terão acesso direto aos Professores do Mestrado para desenvolver o projeto a ser apresentado no processo seletivo, tendo ainda uma idéia das Linhas de Pesquisa oferecidas no curso. Quanto ao investimento, o valor pago pelas disciplinas revalidadas será descontado do valor total a ser pago pelo curso (mensalidades).​
          A matrícula nas Disciplinas Isoladas isenta o candidato de participar de processo seletivo para ingresso como aluno regular?
          Não. O postulante a ingressar como aluno regular deve participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas como aluno especial.
          Todas as disciplinas cursadas como Disciplinas Isoladas são revalidadas com o ingresso no Curso como aluno regular?
          Não necessariamente. Há um limite regimental de 15 créditos que podem ser revalidados e as disciplinas possuem um prazo de validade compatível com a dinâmica de programas dePós-graduação Stricto Sensu. O aluno estará sujeito ao regimento vigente no momento que ingressar no curso e pleitear a revalidação dos créditos já cursados.
          Quem pode se matricular nas Disciplinas Isoladas?
          Por se tratar de um programa multidisciplinar, podem se matricular como aluno especial externo, todos os portadores de diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, ou aluno de graduação em fase de conclusão (último semestre) em curso reconhecido pelo MEC e em instituição de qualidade reconhecida pelo colegiado do Curso.​

          Disciplinas Isoladas para Alunos Internos
          Para alunos internos, pertencentes ao corpo discente de outro Programa Stricto Sensu da Univali, basta apresentar na secretaria do seu curso, um requerimento para efetuar a matrícula como aluno especial.

          A secretaria deverá requerer a matrícula, com o deferimento do Coordenador de seu Programa de Mestrado, para cursar a(s) disciplina(s) como aluno especial no Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho.

          Requisito: Estar regularmente matriculado em um Programa de Mestrado da Univali; Estar adimplente com as obrigações financeiras do Programa.

          Obs. A matrícula somente será aprovada mediante a disponibilidade de vagas na(s) disciplina(s) requeridas.​​

          Disciplinas Isoladas para Alunos Externos
          Para efetuar a matrícula, basta dirigir-se a secretaria do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho seguido dos seguintes documentos:

          • Requerimento de Matrícula para aluno especial devidamente preenchido;
          • Fotocópia Autenticada do Diploma de Curso Superior reconhecido pelo CNE ou certidão de colação de grau;
          • Fotocópia Autenticada do Histórico Escolar do Curso Superior;
          • Fotocópia da Carteira de Identidade;
          • Fotocópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
          • Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
          • 01 (uma) Foto 3 x 4 recente;

          Obs. A matrícula somente será aprovada mediante a disponibilidade de vagas na(s) disciplina(s) requeridas.

          Docentes

          Docentes Permanentes

            Docentes Colaboradores

              Docentes Visitantes do Exterior por Convênio conforme portaria CAPES n° 81 de 03 de junho de 2016

                Estrutura Curricular

                Disciplinas obrigatórias

                  Disciplinas obrigatórias de linha

                    Disciplinas eletivas

                      Disciplinas obrigatórias

                        Disciplinas obrigatórias de linha

                          Disciplinas eletivas

                            Eventos

                            Impacto Acadêmico e Social

                            O Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho produz impactos sociais e acadêmicos significativos ao formar profissionais capacitados para intervir nos desafios contemporâneos da saúde, com base em evidências científicas e compromisso ético com a coletividade.

                            No campo social, o programa contribui para a qualificação dos serviços e políticas públicas de saúde, ao estimular a criação de soluções inovadoras e a incorporação de tecnologias voltadas à melhoria do cuidado, da gestão e da educação em saúde.

                            Seus egressos atuam como lideranças técnicas e institucionais, promovendo práticas mais equânimes, resolutivas e centradas nas necessidades das populações, com foco na integralidade do cuidado e valorização das equipes de saúde.

                            No âmbito acadêmico, o programa fortalece a produção de conhecimento aplicado, a formação crítica e reflexiva de profissionais, e a articulação entre universidade e serviços. Estimula ainda o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos problemas do território, amplia redes interinstitucionais e fomenta a inovação pedagógica e metodológica na formação em saúde. Dessa forma, o programa reafirma seu papel como indutor de transformações estruturantes nos campos científico, educacional e social.

                            Formulários e Modelos

                            Internacionalização

                            No âmbito da pesquisa e da pós-graduação, destacam-se as iniciativas promovidas pela Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Univali, que têm impulsionado significativamente a expansão da rede internacional de pesquisa. Entre essas ações, ressaltam-se os eventos Pint of Science — de alcance global — e o Science Day, ambos com forte caráter internacional e voltados à promoção de intercâmbio científico. Essas iniciativas têm favorecido o networking entre pesquisadores da Univali e de instituições estrangeiras, ampliando as conexões entre grupos de pesquisa e fortalecendo colaborações em nível mundial. Em 2024, o PPGSGT teve papel de destaque no evento Pint of Science, com a condução de uma das sessões no município de Itapema, evidenciando seu protagonismo nesse cenário.

                            No contexto da Internacionalização no Campus, a política institucional prevê ações estratégicas como a inserção da internacionalização nos currículos, o desenvolvimento de competências interculturais, o fortalecimento da formação docente com foco global e a oferta de oportunidades para programas de dupla titulação. Tais diretrizes têm se traduzido em resultados concretos, consolidando a Univali como referência internacional em ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos inicialmente traçados foram não apenas alcançados, mas superados, evidenciando o compromisso institucional com a excelência e com uma visão inovadora de futuro.

                            Esse marco é resultado de um esforço coletivo envolvendo toda a comunidade acadêmica, com o apoio de parceiros estratégicos nacionais e internacionais. A Univali reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprimoramento de sua política de internacionalização, tendo como missão a formação de cidadãos globais, preparados para transformar realidades e contribuir para um futuro mais justo e sustentável.

                            Em alinhamento com essa política institucional, o PPGSGT tem implementado, de forma crescente, atividades voltadas à internacionalização. Um dos marcos iniciais foi a oferta de aula em língua estrangeira (inglês), ministrada de forma remota e síncrona por um professor convidado da Western Norway University, durante a disciplina "Tópico Especial: Simulação Clínica". Essa ação foi fundamental para iniciar o estreitamento de laços entre os programas de pós-graduação das duas instituições.

                            Na sequência, ocorreram visitas presenciais mútuas entre docentes do PPGSGT e da universidade norueguesa, fortalecendo a parceria acadêmica e culminando na construção conjunta de um projeto de pesquisa internacional, com execução prevista ainda para este ano e perspectiva de geração de resultados relevantes ao longo do próximo quadriênio (2025–2028).

                            Adicionalmente, destaca-se a exitosa parceria com a Universidade de Antuérpia, formalizada neste quadriênio. Essa colaboração possibilitou a realização da aula magna de abertura das atividades do PPGSGT em 2024, reforçando o posicionamento do programa como um espaço dinâmico e globalizado de formação, pesquisa e produção de conhecimento em saúde e gestão do trabalho.

                            Processo Seletivo

                            Número de v​agas

                            20 (vinte) vagas.​

                            Edita​​is

                            ​​
                            Cronograma

                            ETAPA
                            DATA HORÁRIO

                            Processo de inscrição

                            De 09/06/2025 a 11/07/2025

                            On-line

                            Homologação dos Inscritos

                            14/07/2025

                            Até 17h30

                            Entrevistas

                            16/07/2025 e 17/07/2025

                            Das 8h30 às 17h

                            Divulgação do resultado final

                            23/07/2025

                            Até 17h30

                            Matrícula para os aprovados

                            De 24/07/2025 a 12/08/2025

                            Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

                            Início das aulas

                            17/08/2025​

                            Conforme cronograma 2025/2



                             Bolsas disponíveis para 2025/2

                            • 10 (DEZ) Bolsas de 50% - conforme EDITAL Nº. 183/VPPEx/2024

                            • 02 (DUAS) Bolsas (modalidade Taxa Escolar) da FAPESC, de acordo com o EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 23/2025.

                            Autoavaliação

                            O processo de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) é conduzido de forma sistemática, participativa e orientada pelas diretrizes da CAPES, com foco no aprimoramento contínuo das dimensões de formação, produção científica, gestão acadêmica e impacto social. Essa prática tem se consolidado como ferramenta estratégica para o fortalecimento da identidade do Programa e para a qualificação de suas ações, permitindo a escuta ativa de docentes, discentes e egressos, além de parceiros institucionais.

                            Os resultados obtidos por meio da autoavaliação têm evidenciado o protagonismo do PPGSGT na articulação de projetos de pesquisa voltados às necessidades concretas dos serviços de saúde, especialmente em contextos locais e regionais. A inserção do Programa em pesquisas aplicadas à saúde pública, à gestão e às políticas de saúde tem gerado contribuições relevantes para a transformação das práticas nos municípios da região da Foz do Rio Itajaí e em diversas regiões do estado de Santa Catarina. Além disso, o envolvimento em redes colaborativas e editais nacionais tem ampliado a projeção do PPGSGT em âmbito nacional, reafirmando seu compromisso com a produção de conhecimento comprometido com o SUS e com o fortalecimento de sistemas de saúde mais resolutivos, equitativos e inovadores.

                            A autoavaliação, portanto, tem se configurado como uma importante aliada na consolidação do PPGSGT como espaço de excelência acadêmica e de impacto social, norteando a tomada de decisões e a elaboração de estratégias que impulsionam sua atuação nas múltiplas esferas do cuidado, da gestão e da formação em saúde.

                            Infraestrutura

                            ​O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) conta com uma infraestrutura física e tecnológica adequada para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e científicas. As salas de aula são equipadas com recursos audiovisuais modernos, ambientes climatizados e mobiliário ergonômico, favorecendo o conforto e a aprendizagem. O Programa dispõe ainda de espaços específicos para reuniões, orientações, seminários e atividades didáticas, bem como áreas de convivência que promovem a integração entre docentes, discentes e pesquisadores. Essa estrutura contribui diretamente para a qualidade do ensino, da pesquisa e da formação interdisciplinar proposta pelo PPGSGT.

                            Normas e Regimentos

                            Planejamento Estratégico

                            O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) da Univali é resultado de um processo histórico, dialógico e alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Construído com metodologias participativas e base conceitual no Design Thinking, o planejamento considera os contextos econômico, educacional e científico, além das diretrizes da Capes e do MEC. O programa realiza autoavaliações regulares com participação de docentes, discentes e egressos, utilizando os resultados como subsídios para reorientar sua missão e qualificar seu desempenho nas dimensões Programa, Formação e Impacto na Sociedade.

                            A análise SWOT identificou pontos fortes como a interdisciplinaridade e a articulação com demandas sociais locais e regionais; como fragilidades, a produção intelectual de discentes e egressos e a necessidade de maior internacionalização; como oportunidades, a ampliação de parcerias com secretarias municipais de saúde e editais de pesquisa; e como ameaças, o desafio de consolidar a inovação esperada para o mestrado profissional. No quadriênio 2020–2024, o plano estratégico priorizou ações como: fortalecimento da produção científica, estímulo à inovação tecnológica nas dissertações, ampliação de parcerias institucionais e com municípios, criação de redes de pesquisa nacionais e internacionais, oferta de disciplinas em outros idiomas e ampliação da participação em editais.

                            Para o quadriênio 2025–2028, o PPGSGT dará continuidade às ações anteriores e incorporará novos eixos estratégicos, com foco na ampliação da inserção internacional do programa e no fortalecimento de parcerias interinstitucionais com universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Serão incentivadas atividades como a docência internacional, a mobilidade acadêmica de discentes e docentes, a submissão de projetos colaborativos em redes globais de pesquisa e o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos com impacto social compartilhado. Essas ações visam consolidar o papel do PPGSGT como um polo de excelência acadêmica e inovação, com forte inserção territorial e internacional.

                            Prêmios e Reconhecimentos

                            Perguntas Frequentes

                            Sobre o Programa

                            Matrícula

                            Professores

                            Atividades, TCC e Certificado

                            Coordenação e Contato

                            Grupos de Pesquisa

                            PRÁXIS – Grupo de pesquisa em produção interdisciplinar de conhecimento e tecnologias na perspectiva crítico-soci​​al 

                            O Práxis desenvolve pesquisas sociais que dialogam com as temáticas: comunidades, relações institucionais e sofrimento ético-político; movimentos sociais; políticas públicas de acesso a serviços essenciais; processo de trabalho em saúde e educação. Volta-se ao desenvolvimento de tecnologias clínico-assistenciais, educacionais e sociais.

                            • Experiências de saúde, sofrimento, adoecimento em interface com necessidades ético-políticas e produção de tecnologias sociais.

                            • Sociogênese do conhecimento na área da Saúde: reflexões e proposições

                            • Estação Ético-Política

                            Docentes:

                            • Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima

                            • Pollyana Bortholazzi Gouvea

                            • Marcos Aurelio Maeyama

                            • Rodrigo Massaroli

                            SECS – Saúde​, Espaço, Cultura e Sociedade

                            Realiza estudos interdisciplinares com pesquisa, ensino e extensão que unem diferentes temáticas da Saúde, como práticas integrativas e complementares em saúde [Fitoterapia, Itinerários Terapêuticos Populares, Biomédicos e Espirituais], patrimônios agroalimentares, metodologias ativas participativas, desenvolvimento local inclusivo, sustentabilidade humana e ambiental, entre outras áreas do saber-fazer humano em contextos relacionados com  comunidades regionais e tradicionais no Brasil, comunidades aldeãs em Portugal e comunidades de migrantes e refugiados no mundo. Volta-se ao desenvolvimento de tecnologias assistenciais e sociais.

                            • Práticas Sociais e​​m Saúde

                            Docentes:

                            • Angélica Garcia Couto

                            • Yolanda Flores e Silva

                            GEPEC – Grup​o de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais

                            Desenvolve pesquisas e intervenções  que consideram a cultura como elemento central organizador das práticas sociais, abordando objetos tanto nos campos educacionais formais e não formais como em práticas culturais que atuam em processos de saúde. Volta-se ao desenvolvimento de tecnologias clínico-assistenciais, educacionais e sociais.

                            • Práticas Culturais em Processos de Saúde

                            • Práticas Pedagógicas Formais e Não Formais

                            Docentes:

                            • George Saliba Manske

                            • Stella Maris Brum Lopes

                            • Carlos Eduardo Máximo

                            GEVAS – Grupo de​​ Estudos de Vigilância e Atenção à Saúde

                            Realiza investigações com foco nas pessoas e no entorno social nos quais estas se encontram: comunidades, famílias, instituições formais e informais. Desenvolve pesquisas e intervenções sobre: os processos de viver saudável e adoecer ao longo do ciclo vital e familiar; o cuidado em diferentes contextos de saúde, tais como atenção básica, ambulatorial, hospitalar e domiciliar. Volta-se ao desenvolvimento de tecnologias clínico-assistenciais, educacionais e sociais.

                            Docentes:

                            • Fabíola Hermes Chesani

                            • Carina Nunes Bossardi

                            • Juliana Vieira de Araujo Sandri

                            • Anita Maria da Rocha Fernandes

                            GUESS – Epidemiologia, Saúde e S​​ociedade

                            Investiga fenômenos associados à saúde, cuidado e doenças em grupos populacionais sob diferentes condições sociais e ciclos de vida; desenvolve pesquisas no âmbito da formação profissional; testa metodologias e desenvolve tecnologias associadas à avaliação e intervenção nos níveis da atenção à Saúde e estudos relacionados a economia da saúde e financiamento. Volta-se ao desenvolvimento de tecnologias de gestão, clínico-assistenciais e educacionais. 

                            Docentes:

                            • Luciane Peter Grillo

                            • Tatiana Mezadri

                            Projetos de Pesquisa

                            Título projeto em andamento Aprovado em edital Linha/ Grupo de pesquisa

                            Práticas corporais, saúde pública e educação: potências transformadoras em espaços de produção de culturas

                            Edital 19/2022 FAPESC/ACAFE

                            Educação na Saúde e Gestão do Trabalho na Perspectiva Interdisciplinar Gepec

                            Implicações da epigenética para as condições do neurodesenvolvimento de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

                            Edital 19/2022 FAPESC/ACAFE

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas

                            Epigenética, experiência e responsabilidade: implicações do transtorno do espectro autista na perspectiva dos fisioterapeutas

                            Edital 06/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas

                            Medicalização das práticas corporais na saúde: uma análise das revistas ef do conselho federal de educação física

                            Edital 06/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

                            Educação na Saúde e Gestão do Trabalho na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gepec

                            Epigenética, experiência e responsabilidade dos profissionais da enfermagem nas implicações do neurodesenvolvimento

                            Edital 06/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas

                            Trajetórias sociais no contexto de covid-19: análise das relações entre formação universitária, trabalho e processo saúde-doença na visão de acadêmicos das ciências da saúde

                            Edital 06/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

                            Educação na Saúde e Gestão do Trabalho na Perspectiva Interdisciplinar

                            Práxis

                            Qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária

                            Edital 06/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Guess

                            Parentalidade e coparentalidade em famílias com filhos na adolescência antes e após o grupo de parentalidade positiva: análise de uma pesquisa-intervenção

                            Edital 06/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas

                            Epigenetics, Experience and Responsibility: Implications for neurodevelopmental disorders

                            ERC grantee (CONFAP & CNPq). chamada pública 09/2019 - fapesc abroad - cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação e convênios bilaterais

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas

                            Epigenetics, Experience and Responsibility: Implications for neurodevelopmental disorders

                            Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes 

                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas

                            DUA-GAMES-Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional

                            Chamada pública MCTI/FINEP/ação transversal - tecnologia assistiva.


                            Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar

                            Gevas



                            Publicações

                            Revista Brasilei​ra de Tecnologias Sociais

                            A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado preferencialmente à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produto ou processo, que possa ser caracterizado como Tecnologia Social. A publicação é uma parceria entre o Mestrado de Gestão de Políticas Públicas e o Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, ambos da UNIVALI.

                            A RBTS foi criada em 2014 com o apoio da Editora da UNIVALI. No momento, os editores da Revista são os professores Carlos Golembiewski (Gestão de Políticas Públicas) e Fabíola Hermes Chesani (Saúde e Gestão do Trabalho).

                            A publicação pode ser acessada clicando aqui

                            Coordenação

                            Coordenador(a)
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