Projeto qualifica e produz conteúdo para rádios comunitárias

Curso de Publicidade e Propaganda presta assessoria para emissoras da região

por Ana Paula Bazi | 07/06/2018

Itajaí - Há quase um século se escuta rádio no Brasil. As diversas transformações na área de comunicações modificaram também a dinâmica das rádios comunitárias. Uma das ações do projeto de extensão Cardume Criativo, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) trabalha diretamente com rádios comunitárias da região para qualificação de gestores e locutores e a produção de conteúdo educativo para veiculação.

2018-06-07-radio_conceicao.pngEquipe do projeto Cardume Criativo em visita à rádio comunitária Conceição.

A ação foi proposta pelo professor do curso, André Vailati, após sua pesquisa de mestrado, que analisou quatro rádios comunitárias da região e detectou que algumas dificuldades vivenciadas pelos meios de comunicação comunitário poderiam ser resolvidas com orientações e capacitações, por meio de oficinas.

"As rádios comunitárias nem sempre conhecem a fundo a legislação que as regem, e por não terem fins lucrativos acabam tendo muita dificuldade em manter recursos humanos, uma programação constante e sustentabilidade financeira. É um desafio", comenta Vailati.

Como funciona

2018-06-07- gravacao_radio.pngA rádio Conceição, de Itajaí, e a rádio Dengo Dengo, de Navegantes, são as duas emissoras que atualmente recebem a assessoria do projeto. Semanalmente, os acadêmicos bolsistas, orientados pelo professor, produzem o programete "Fique por dentro", que apresenta a agenda cultural da região. O conteúdo ajuda a abastecer a programação das rádios e ainda é espaço de prática para os alunos.

As oficinas de capacitação para as rádios comunitárias ocorrem a cada dois meses. Nesses encontros são discutidas desde a qualidade da programação até as ações estratégicas para manutenção e melhorias das emissoras. Recentemente, o projeto desenvolveu uma pesquisa para avaliar o desempenho de mercado e a opinião dos ouvintes sobre as rádios. O resultado desta pesquisa possibilitou a criação de material impresso e digital para auxiliar na busca de apoios culturais junto à comunidade.

"A formação voltada para rádios comunitárias, em geral, é bem escassa. Quando nós ficamos sabendo dessa capacitação na Univali, levamos nossos colaboradores, e para a gente foi uma surpresa muito boa. O contato com o ambiente acadêmico e com as informações bastante atualizadas estão nos ajudando a ver novas possibilidades", ressalta Sedemir Valmor de Melo, coordenador da Rádio Conceição FM.

Mais informações: (47) 3341-7603, projeto de extensão Cardume Criativo, do curso de Publicidade e Propaganda da Univali.