• Univali
  • Notícias
  • Projeto do curso de Jornalismo lança plataforma interativa para as eleições 2018

Projeto do curso de Jornalismo lança plataforma interativa para as eleições 2018

Ferramenta utiliza banco de dados do TSE para comparar perfil dos candidatos e eleitores e discutir a representatividade


por Natália Uriarte Vieira | 03/10/2018

Santa Catarina - Os eleitores de Santa Catarina que buscam sua representação em candidatas e candidatos a deputado estadual e federal agora possuem uma nova ferramenta para auxiliá-los. Espelho Meu é uma plataforma online que compara dados do perfil socioeconômico dos candidatos ao perfil do eleitor. A plataforma foi desenvolvida pelo projeto de extensão Proa Media Lab, do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e está disponível em www.jornalcobaia.com.br/espelho-meu.

2018-10-03-Plataforma Espelho Meu.png

Lançada na semana final das eleições, a plataforma coleta informações diretamente do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 700 candidatos catarinenses que concorrem aos cargos de deputada e deputado estadual e federal estão cadastrados. As informações coletadas pelo Espelho Meu são referentes a raça, renda, faixa etária, gênero, ocupação e patrimônio.

Ao acessar a ferramenta, o eleitor preenche um rápido formulário sobre o seu perfil. Essas informações então são filtradas para definir as candidatas e/ou candidatos que melhor representam o perfil do eleitor. O eleitor pode selecionar todas as características ou apenas algumas delas. Por exemplo, é possível descobrir quantas candidatas mulheres, negras, com Ensino Superior Completo concorrem ao pleito.

A plataforma Espelho Meu foi coordenada pelo professor Vinicius Batista, com atuação de alunos do curso de Jornalismo, em parceria com o Jornal Cobaia.  "Essa inciativa buscou unir o propósito de um projeto de extensão de forma geral, que é trazer algum benefício para a comunidade, com o objetivo específico do Proa Media Lab, que é produzir conteúdo inovador", explica o professor de Jornalismo.

Durante as eleições de 2018, diversas plataformas surgiram com a ideia de auxiliar o eleitor na definição do voto por meio do jornalismo de dados, ou seja, informações coletadas dos bancos de dados públicos de forma automatizada. "As ferramentas geralmente discutem a ideologia, planos de governo e opiniões dos candidatos. O Espelho Meu tem a diferença de trabalhar com a representatividade do perfil do eleitor e candidato. Obviamente que não há garantia que o perfil do candidato garanta que ela seja uma boa opção ou que vá representar os interesses que o eleitor tem, mas é um ponto de partida para essa discussão", conclui Vinicius.

Leia também a reportagem do Jornal Cobaia sobre representatividade: http://jornalcobaia.com.br/reportagens/representatividade-qual-a-importancia-desse-conceito-nas-eleicoes/

Acesse o Jornal Cobaia: www.jornalcobaia.com.br

Espelho Meu: www.jornalcobaia.com.br/espelho-meu

Proa Media Lab: www.facebook.com/proamedialab

Mais informações: (47) 3341-7543, no curso de Jornalismo da Univali.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade