Projeto do curso de Jornalismo lança plataforma interativa para as eleições 2018

Ferramenta utiliza banco de dados do TSE para comparar perfil dos candidatos e eleitores e discutir a representatividade

por Natália Uriarte Vieira | 03/10/2018

Santa Catarina - Os eleitores de Santa Catarina que buscam sua representação em candidatas e candidatos a deputado estadual e federal agora possuem uma nova ferramenta para auxiliá-los. Espelho Meu é uma plataforma online que compara dados do perfil socioeconômico dos candidatos ao perfil do eleitor. A plataforma foi desenvolvida pelo projeto de extensão Proa Media Lab, do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e está disponível em www.jornalcobaia.com.br/espelho-meu.

2018-10-03-Plataforma Espelho Meu.png

Lançada na semana final das eleições, a plataforma coleta informações diretamente do banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 700 candidatos catarinenses que concorrem aos cargos de deputada e deputado estadual e federal estão cadastrados. As informações coletadas pelo Espelho Meu são referentes a raça, renda, faixa etária, gênero, ocupação e patrimônio.

Ao acessar a ferramenta, o eleitor preenche um rápido formulário sobre o seu perfil. Essas informações então são filtradas para definir as candidatas e/ou candidatos que melhor representam o perfil do eleitor. O eleitor pode selecionar todas as características ou apenas algumas delas. Por exemplo, é possível descobrir quantas candidatas mulheres, negras, com Ensino Superior Completo concorrem ao pleito.

A plataforma Espelho Meu foi coordenada pelo professor Vinicius Batista, com atuação de alunos do curso de Jornalismo, em parceria com o Jornal Cobaia.  "Essa inciativa buscou unir o propósito de um projeto de extensão de forma geral, que é trazer algum benefício para a comunidade, com o objetivo específico do Proa Media Lab, que é produzir conteúdo inovador", explica o professor de Jornalismo.

Durante as eleições de 2018, diversas plataformas surgiram com a ideia de auxiliar o eleitor na definição do voto por meio do jornalismo de dados, ou seja, informações coletadas dos bancos de dados públicos de forma automatizada. "As ferramentas geralmente discutem a ideologia, planos de governo e opiniões dos candidatos. O Espelho Meu tem a diferença de trabalhar com a representatividade do perfil do eleitor e candidato. Obviamente que não há garantia que o perfil do candidato garanta que ela seja uma boa opção ou que vá representar os interesses que o eleitor tem, mas é um ponto de partida para essa discussão", conclui Vinicius.

Leia também a reportagem do Jornal Cobaia sobre representatividade: http://jornalcobaia.com.br/reportagens/representatividade-qual-a-importancia-desse-conceito-nas-eleicoes/

Acesse o Jornal Cobaia: www.jornalcobaia.com.br

Espelho Meu: www.jornalcobaia.com.br/espelho-meu

Proa Media Lab: www.facebook.com/proamedialab

Mais informações: (47) 3341-7543, no curso de Jornalismo da Univali.