CBO reconhece analista de Relações Internacionais como ocupação

por Natália Uriarte Vieira | 18/02/2020

No dia 18 de fevereiro, a partir de um movimento da Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Feneri) e do Movimento pela Regulamentação da Profissão (Moderi), foi feito o registro do analista de Relações Internacionais na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali, professor Jorge Hector Morella Júnior, trata-se de um importante passo para o registro da profissão, que segue em tramitação. Para o internacionalista ser reconhecido como profissional, o Projeto de Lei 1410/19 precisa ser votado pelo Congresso Nacional e ser sancionado pelo presidente.

“Esse registro garantirá saídas profissionais mais seguras ao estudante de Relações Internacionais, podendo ser o primeiro passo para garantir espaços exclusivos no mercado”, comenta o professor do curso, Ricardo Bruno Boff.