• Univali
  • Notícias
  • “Na ponta da língua” vira livro e será utilizado nas escolas

“Na ponta da língua” vira livro e será utilizado nas escolas

Publicação auxiliará no ensino criativo e atual da língua portuguesa


por Ana Paula Bazi | 18/05/2018

Itajaí – Recheado de dicas sobre a língua portuguesa, o projeto "Na Ponta da Língua" ficou conhecido pelos programetes transmitidos na Rádio Educativa Univali. Agora, o projeto do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ganhou status de programa e se amplia para a comunidade na forma de livro, que deverá ser distribuído para alunos e professores das escolas públicas do município de Itajaí.

2018-05-18-na ponta.png

A publicação está sendo editada e será publicada pela Editora Univali. Ela reúne 120 roteiros inéditos de programetes, com situações cotidianas em que os personagens vivenciam de maneira engraçada ou curiosa as dúvidas sobre uso e regras da língua portuguesa e, na sequência, oferece a explicação gramatical. Junto ao livro, acompanhará uma mídia em áudio, com os programetes gravados, que servirá de apoio criativo.

"A expectativa é que possamos distribuir o livro para dois mil alunos das escolas municipais. Eles chegarão aos estudantes do 7º ano, que poderão continuar a usá-lo nos 8º e 9º anos", conta Isaura Longo, coordenadora do programa de extensão do curso e supervisora do programa Na Ponta da Língua.

Cinco acadêmicos de Publicidade e Propaganda estão envolvidos na produção do livro e dos programetes. Felipe dos Santos, é um dos integrantes e entrou no projeto para ilustrar a publicação. "Eu estava desenhando na sala e achei que a professora ia brigar comigo, ao invés disso, ela me convidou para ilustrar o livro", graceja o aluno do 8º período de Publicidade e Propaganda. Felipe criou mais de 40 ilustrações para o livro.

2018-05-18-gravacao-na-ponta.png

Os acadêmicos, no entanto, imergem em todos os processos de produção, desde a pesquisa e redação dos roteiros, até a gravação e edição dos programetes. "Todo mundo tem a oportunidade de aprender um pouquinho", conta Athena Mariano, que está no 3º período de Publicidade e Propaganda.

Para a implementação do livro nas escolas também estão previstas oficinas de qualificação com os professores da rede pública, para que eles possam conhecer e tirar mais proveito da publicação em diversas práticas de sala de aula.

Mais informações: (47)3341-7603, programa Na Ponta da Língua.


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

“Na ponta da língua” vira livro e será utilizado nas escolas