Mais de 8 toneladas de alimentos foram doadas a famílias carentes

Maratona da Solidariedade já passou por Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Itapema

por Natália Uriarte Vieira | 24/04/2020

​​Santa Catarina – Cestas com alimentos e materiais de limpeza estão sendo montadas e distribuídas a famílias que estão em situação de extrema necessidade em meio à pandemia da Covid-19. A iniciativa da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Prefeitura de Itajaí, Sociedade Amigos da Marinha, Instituto Soto e NDTV Record TV, já arrecadou e entregou, desde início de abril, 8.850 quilos de alimentos na região.

A “Maratona da Solidariedade" é uma ação que mobiliza esforços para angariar alimentos e material de limpeza para as famílias carentes. O grupo de voluntários entregou donativos a pessoas nestas condições, nos bairros Espinheiros, Murta e Nossa Senhora das Graças, em Itajaí. Também foram destinadas doações ao Lar Padre Jacó, de Itajaí, e em localidades dos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Itapema (SC).

Segundo o professor Jules Soto, que coordena o grupo voluntário da campanha, a distribuição ocorre de forma a contemplar quem mais precisa. Para isso, eles estão em contato com líderes das associações de bairros e líderes comunitários que também indicaram casos pontuais além destes bairros, de necessidade extrema. “O trabalho não para, estamos fazendo as coletas das doações, deixamos tudo para higienização e organização das cestas. Em paralelo, fazemos as entregas. Esta quantidade dividida por 300 gramas de alimento cru dá uma média de 29,5 mil refeições", afirma.

População pode ajudar sem sair de casa

A comunidade residente em Itajaí, alunos, professores, egressos e funcionários podem doar produtos, sem sair de casa. Os principais itens solicitados são: feijão, arroz, polenta, leite, farinha, massas, café biscoito, açúcar, materiais de limpeza e higiene.

Para ajudar, basta mandar mensagem com a sua localização por meio do WhatsApp (47) 99917-7500. Os donativos são recolhidos em casa, sem contato físico. Posteriormente, serão desinfetados na Capitania dos Portos de Itajaí e encaminhados para distribuição.