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LUZ VISÍVEL - Avaliação da exposição ocupacional - NHO 11 - NR 17


Engenharias e Construção Naval|Itajaí

Com a publicação da NHO 11 da FUNDACENTRO que trata especificamente  da avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho, torna-se imprescindível aos profissionais da área o conhecimento quanto a aplicação da metodologia e da interpretação da NHO 11 e sua aplicação prática.

Objetivo

Esclarecer os requisitos na seleção e uso de equipamentos adequados; aplicação de método e procedimento de medição, interpretação de resultados e emissão de laudo técnico.

Programação

Revisão de conceitos e definições aplicados aos agentes de riscos no conteúdo do curso; Introdução à Percepção Visual; Introdução às Propriedades físicas da Luz; Grandezas Fotométricas; Temperatura de Cor e IRC/Ra (como obter e atender a NHO 11); Metodologia e Procedimento envolvido em avaliações de Luz Visível; Práticas com equipamentos (Luxímetro convencional, Luxímetro LED, Medidores de Luz para refletância, fotômetros); Critérios para Seleção de Instrumentos de Medição; Validação de medições; Calibração operacional de instrumentos de medição; Certificados de Calibração X Certificação de Equipamentos; Calibração RBC (obrigatória) X Calibração com rastreabilidade RBC; Requisitos do CIE e Normas DIN e BSI para equipamentos de medição de luz visível; Estratégias e amostragem; Aplicação da Norma ABNT NBR 8995-1/ NHO 11 da FUNDACENTRO; NR 17 – Ergonomia, como avaliar a luz pata atender a Norma Regulamentadora; Emissão de Laudo / Planilha de avaliação; Estudo de casos.      

Ministrante

Ricardo Silva - Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenheiro Ambiental / Químico / Licenciatura plena em Química; Especialista em Higiene Ocupacional; Técnico em Segurança do Trabalho. Atuando há 27 na área de Segurança e Saúde do Trabalhador. Diretor e Responsável Técnico da Sigmaster Gestão de Risco. Perito Judicial no TRT 15ª. Região. Assistente Técnico em Perícias na área de engenharia do DER/SP. Credenciado na FUNDAP/SP como Engenheiro de Segurança do Trabalho; Professor em cursos de Pós-graduação (especialização) em Engenharia de Segurança do Trabalho (PUC-PR / UCEFF / SC / UNINOVE-SP / FUM-SP) e MBA em Ergonomia e Especialização em Higiene Ocupacional (UNIFOR – CE / Faculdade Integradas de Patos-FIP / AL). Auditor de sistema de gestão da saúde e segurança do trabalho pelo QSP – Centro de qualidade, segurança e produtividade para o Brasil e América Latina. Membro da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais – ABHO, SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica, da Sociedade Brasileira de Química – SBQ e do Instituto Paulista em Engenharia de Segurança do Trabalho – IPES.

Informações Adicionais

Data: 31/08/2019
Horário: 08h00 às 17h00
Local: Univali - Campus Itajaí - Sala 418 - Bloco D1
Valor: Estudante, Egresso, Docente, Funcionário da Univali R$: 580,00 e Outros R$: 620,00

Demonstração de uso e aplicação durante o evento: 5 modelos de Luxímetro convencional (verificação de suas características e respostas); 3 modelos de Luxímetro adaptados para medir luz emitida por LED; 3 fontes de luz; 2 modelos de fotômetros; 1 modelo espectrômetro.

Mais Informações

Responsável: Francisco José Serran
E-mail: serran@univali.br

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.


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