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Curso de Formação de Educadores Populares PAULO FREIRE


Educação e Licenciaturas|Itajaí

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Esta talvez seja uma das frases de Paulo Freire que melhor traduza o seu pensamento e a natureza da Pedagogia que lutou para implantar: a educação deve ser a mola propulsora para a transformação social.
Na perspectiva de Paulo Freire a educação popular é uma prática educativa libertadora e emancipatória onde os seres humanos aprendem uns com os outros em um constante processo de observação crítica sobre a realidade em que estão imersos. Tal processo se desenvolve mediante o respeito ao outro no diálogo constante, a assunção de nossa identidade cultural e a tomada de consciência coletiva acerca das práticas sociais que nos fazem seres humanos.
O curso de Formação de Educadores Populares tem por objetivo desenvolver um processo de formação para educadores populares, acadêmicos, bolsistas de extensão e professores, coordenadores de Projetos de Extensão das diversas Escolas da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. O curso visa atualizar o pensamento de Paulo Freire entendendo-o no atual contexto da educação no século XXI, por meio de uma análise de sua fundamentação filosófica e sua prática pedagógica.
Para se alinhar com a Resolução n.7 de 18 de dezembro de 2018, este curso foi pensado e desenvolvido para que se possa gerar mudanças dentro das Escolas da Univali a partir dos dizeres de Paulo Freire, de forma a aprimorar o processo de trabalho quanto a promoção da reflexão ética da dimensão social do ensino e pesquisa. Além de buscar estimular a formação integrada do estudante de forma a se tonarem cidadãos críticos e responsáveis.

Objetivos

OBJETIVO GERAL
Esta oficina tem por objetivo capacitar, realizar trocas de saberes, e mostrar a importancia de se manter motivado no dia-a-dia, contruibuindo para que os participantes sejam capazes de superar seus obstáculos atraves de mudanças de hábitos, contribuindo no aspecto social e cultural, ambiental e econômico.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Discutir temáticas contemporâneas da educação brasileira a partir do pensamento de Paulo Freire identificando possibilidades e desafios que nos permitam uma prática transformadora na perspectiva da construção de uma cidadania ativa e uma democracia substantiva;
  • Contribuir com a reelaboração do conhecimento inteligível e sensível da comunidade acadêmica na perspectiva transformadora, libertadora e emancipatória do pensamento freiriano;
  • Estimular o desenvolvimento da criatividade individual e coletiva como uma ferramenta que possibilita a leitura crítica do mundo;
  • Empoderar os participantes a dialogar, para torna-los seres humanos livres capazes de mudanças revolucionarias a favor de todas as formas de vida;

REFERÊNCIAS:
CABRAL, A. Paulo Freire (36.ª ed. 2003; 1.ª ed. 1970) Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 184 p. Lisboa: Rev. Lusófona de Educação, n. 5 p. 200-204. Disponivel em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000100014>. Acessado em: 14 mar 2019.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Paulo Freire. Curitiba: Prefeitura de Curitiba, 2019. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=340>. Acessado em: 14 mar 2019.

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e da outras providências. Brasil, 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acessado em: 13 maio 2019.

Cronograma

Facilitadores: Márcia Gilmara Marian Vieira; Yara Christina Cesario Pereira; Claudia Kuinta Dias Hohmann.

Atividades realizadas:

  • 8:00 – 08:30: Recepção dos convidados e participantes;
    8:30 – 08:45: Dinâmica;
    8:45 – 09:00 Apresentação dos palestrantes pela coordenadora do Projeto de Extensão profa. Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira;
    09:00 – 12:00 Atividade teórico metodológico;
    12:00 – 13:00 Intervalo;
    13:00 – 13:15 Recepção dos convidados e participantes;
    13:15 – 15:30 Tarde pratica com cirandas de conversas;
    15:30 – 16:00 Coffe break;
    16:00 – 16:45 Considerações finas da tarde pratica, cirandas de conversas;
    16:45 – 17:00 Encerramento.

  • O cronograma pode sofrer alterações devido a condições adversas, porém, será comunicado com aviso prévio aos participantes.

Ministrante

Coordenadora do Projeto: Márcia Gilmara Marian Vieira

  • Breve apresentação: Palestrante e Coordenadora do Projeto: Márcia Gilmara Marian Vieira.
  • Breve apresentação: Graduada como Bacharel em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Química Orgânica (2008) pela UFSC. É professora da disciplina de Química NID EMCT na Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: Metodologia AOX para Análise Ambiental e Saúde Ambiental em empreendimentos agroecológicos como uma ferramenta promotora da saúde. Orienta pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertação de mestrado. No curso de Ciências Biológicas, atua na linha de pesquisa Saúde da Família na Perspectiva Interdisciplinar com foco no Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Bem-Estar, Agroecologia. Atualmente, é coordenadora do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, cujo objetivo é promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia. Atualmente está realizando o curso de Pós-doutorado em Agroecologia e Paisagismo, com o projeto intitulado:  “Agroecologia e Paisagismo: Abordagem Teórica e Metodológica para o Desenvolvimento das Novas Ruralidades” na Instituição da Universidade Passo Fundo (UPF), Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, sob a supervisão da Dra. Cláudia Petry. O objetivo principal da pesquisa será consolidar a compreensão sobre Agroecologia e o Paisagismo, agregando conhecimentos sobre o processo de transição para a produção orgânica, conhecer as ruralidades, analisar práticas tradicionais de manejo da paisagem e identificar potenciais paisagísticos integrando-os ao referencial teórico e metodológico dos estudos de extensão e comunicação rural.
  • Facilitadora: Yara Christina Cesario Pereira
  • Breve apresentação: Pós-doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG) 2013. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina -- Ensino de Ciências Naturais (2004); mestre em Educação - Educação e Ciência pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Especialização em Supervisão Educacional pela PUC MG (1991). Formação Inicial em Ciências Biológicas pela FURB (1977) e Pedagogia - Supervisão Escolar pela UNIVALI (1989). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS, vinculado ao PPGE da Univali e PLAGET- Planejamento do Destino Turístico da UNIVALI. Atuou no Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2014 _2017) e no PROESDE LICENCIATURA CURSO DE Extensão; Organização Curricular da Educação Básica Catarinense (2015- 2017). Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí na Escola do Mar, Ciência e Tecnologia; Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade e Escola de Educação. Na área da Educação atua principalmente em temáticas relacionadas a Educação Ambiental; Prática docente; formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica; formação inicial e continuada de educadores ambientais na escola e na universidade; Metodologias de ensino, Produção e avaliação de atividades e materiais didáticos. Na área da formação geral em educação tem como foco: processos de ensino e aprendizagem, planejamento educacional, propostas curriculares para a Educação Básica (Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio. EJA); estratégias de ensino; currículo, avaliação escolar. Assessoria e consultoria na elaboração de Propostas Curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos em diversas redes de ensino.
  • Facilitadora: Claudia Kuinta Dias Hohmann
  • Breve apresentação: Pós-Doutora em Educação (2013), pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental, PPGA, da Universidade Federal do Rio Grande/FURG- Rio Grande-RS. Doutora em Educação, pela Universidade de León/ ULE-León -Espanha(2004),com título revalidado pela UFBA-BA (2005). Pós Graduação em Psicopedagogia com ênfase nas Dificuldades de Aprendizagem - FCLPAA-SP (1996); Pós Graduação em Educação com ênfase em Educação de Jovens e Adultos - UCPEL- Pelotas-RS (1992); Pós Graduação em Neuropsicopedagogia- UCM-RJ (2017). Graduada em Pedagogia com habilitação em Psicologia Educacional pela Fundação Universidade do Rio Grande- FURG/ Rio Grande- RS (1984). Atuou como professora/orientadora convidada na Universidade Nacional Autónoma de México - UNAM Cidade do México (2012) no Programa Formación Mediante Creatividad, para docentes das escolas normais do México. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/ 2012/2013 no Centro Educacional de Brusque/UNIFEBE/SC. Atua como Coordenadora de Área PIBID/UNIVALI. Atua como membro integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - INEP/SINAES. Membro integrante do Conselho Estadual de Educação CEE/SC. Membro integrante da Comissão Regional - ad hoc- do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior/FUMDES. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNIVALI nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Geral; Educação Superior e Formação de Docentes para a Educação Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Processos de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Formação de Professores, Métodos e Técnicas de Ensino e Dificuldades de Aprendizagem.

Informações Adicionais

Data: 29/06/2019 - Sábado.
Horário: 08:00 ás 12:00 e das 13:00 ás 17:00
Local: Univali Bloco F4, Auditorio II. Rua Uruguai, 458 - Centro, Itajaí - SC, 88302-901.
Valor: Isento 
Temática: Curso de Formação de Educadores Populares PAULO FREIRE.

Mais Informações

Responsável: Márcia Gilmara Marian Vieira
E-mail: mmarian@univali.br
Telefone: (48) 99619-0214

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.

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