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Curso Sistema TQS do BIM ao BIM - Turma 12


Engenharias e Construção Naval|Itajaí

Projetos estruturais em concreto armado utilizando o Sistema TQS com ênfase na interoberapilidade com o BIM.

Objetivo

Apresentar o sistema TQS; Desenvolver um projeto estrutural (estudo de caso); Analisar e interpretar os resultados obtidos; Apresentar a interoperabilidade com o BIM.

Programação

  • Não há pré-requisitos para participar do curso;
  • O curso será realizado em sala de aula, cada participante deverá levar seu computador com o Revit 2017 ou superior instalado e funcionando:

 

https://www.autodesk.com/education/free-software/revit ;

  • Será disponibilizada uma licença TQS V21 – Universidade por aluno inscrito até uma semana antes do curso para instalação e testes; 
  • A licença disponibilizada deverá ser removida ao final do curso, mais especificamente no final da aula do segundo sábado;
  • Entre os dois sábados previstos para o curso, a licença do sistema TQS ficará disponível para fixação dos conteúdos estudados. 

1º Sábado – 9 horas-aula:

1ª Etapa : Interoperabilidade com o BIM – com criação automática do Edifício:

  -  Procedimentos iniciais, verificação das instalações e distribuição do material didático;
  -  Instalação do plugin TQS para Revit 2017 ou  superior;
  -  Exportar Arquitetura, estrutura e instalações do projeto estudo de caso em Revit utilizando o Pluguin TQS, com dicas para um melhor aproveitamento das exportações;
  -  Criar o edifício automaticamente utilizando os arquivos exportados do Revit;
  -  Avaliar os elementos estruturais exportados e editá-los conforme dicas e macetes;
  -  Importar cargas de alvenaria automaticamente;
  -  Importar tubulações do projeto hidrossanitário e trabalhar nas interferências com a estrutura;
  -  Finalizar a etapa com considerações finais sobre a interoperabilidade automática TQS x Revit;

2ª Etapa : Interoperabilidade com o BIM – com criação manual do Edifício:

  -  Exportar apenas as plantas baixas do Revit através do plugin TQS;
  -  Criar o Edifício Manualmente:
  -  Ajustar nível 0,0 do edifício;
  -  Criar pavimentos definindo o pé-direito e o modelo de dimensionamento da grelha;
  -  Ajustar fck’s do concreto e cobrimentos com base na Classe de Agressividade Ambiental;
  -  Impor uma configuração inicial para os Coeficientes de Arrasto nas sobrecargas de Vento;
  -  Importar plantas baixas do Revit no modelador estrutural TQS como referências externas;
  -  Avaliar aceleradores e manipular editor gráfico TQS: Mover, Copiar, Linha, Mover Parcial, Zoom, Dist, Ortho e etc;
  -  Inserir Pilares trabalhando com aceleradores;
  -  Inserir Vigas trabalhando com aceleradores;
  -  Inserir Lajes e nervuras trabalhando com aceleradores;
  -  Editar Edifício: Incluir Pavimentos Inclinados e ajustar Coeficientes de Arrasto;
  -  Inserir Escadas trabalhando com aceleradores;
  -  Importar cargas de alvenaria do modelo arquitetônico do Revit;
  -  Processar a estrutura com configurações básicas;
  -  Gerar planta de cargas;
  -  Inserir Sapatas trabalhando com aceleradores;
  -  Reprocessar a estrutura com configurações básicas;
  -  Analisar Pórtico Espacial, Estabilidade Global e Grelha dos Pavimentos;

2º Sábado – 9 horas-aula:

  -  Desenvolver os acabamentos das Plantas de Formas (cotagem, níveis, eixos, cortes, tabela de baricentros);
  -  Trabalhar com parâmetros de visualização de modelo / plantas de formas;
  -  Criar Corte de todo o edifício;
  -  Editar critérios: Direção de armadura de Lajes, patinhas e grampos em Pilares e gabaritos de Vigas;
  -  Reprocessar a estrutura completa com detalhamento e com grelha não linear;
  -  Analisar pórtico espacial e grelhas não lineares dos pavimentos;
  -  Analisar flechas de Lajes, Vigas e Paredes;
  -  Realizar edição de armaduras de Lajes, gerando armaduras negativas e positivas com distribuição das nervuras das vigotas treliçadas de todos os pavimentos;
  -  Processar o projeto de fabricação das lajes treliçadas de todos os pavimentos;
  -  Realizar edição de armaduras de Vigas;
  -  Verificar equivalência de pilares e fundações e verificar detalhamentos;
  -  Preparar projeto para plotagem:
  -  Configurar plotter / impressora;
  -  Configurar gerenciador de plantas e alterar desenhos de molduras e carimbos;
  -  Configurar fontes para visualização e impressão;
  -  Alterar configuração de penas e aplicar nos níveis dos tipos de desenhos específicos;
  -  Montar pranchas, inserir desenhos e preencher carimbos;
  -  Gerar PDF’s das plantas.
  -  Apresentar a interoperabilidade com o BIM, exportando a estrutura em IFC e através de arquivo/aplicativo específico para compatibilização com o arquitetônico em Revit.

Ministrante

Eng. Moacir de Oliveira Junior – Esp.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000); graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2007), especialização em Engenharia de Prevenção de Incêndio pela Fundação Fritz Muller(2011). Atualmente está cursando especialização MBA em Plataforma BIM pelo INBEC e também Mestrado em Computação Aplicada – MCA como aluno especial pela Universidade do Vale do Itajaí, está trabalhando como professor da Universidade do Vale do Itajaí, nas disciplinas de Instalações Prediais I e II do 6º e 7º semestres e nas disciplinas de Escritório Escola do 9º semestre do Curso de Engenharia Civil, trabalhando também como professor da Uniavan nas disciplinas de Instalações Prediais e Sanitárias do 6º período e Instalações Elétricas e Automação Residencial do 7º período do curso de Engenharia Civil. É CEO responsável pelos projetos, desenvolvimento de softwares para engenharia, suporte e treinamentos pela empresa VIPTEC Soluções CAD & BIM.

Os sistemas TQS são de propriedade da TQS Informática Ltda.

A TQS Informática Ltda. é uma empresa prestadora de serviços que produz e fornece sistemas computacionais gráficos para engenharia estrutural, fundada em 1986. Seu campo principal de atuação é o desenvolvimento de softwares para estruturas em concreto armado, protendido, pré-moldado e alvenaria estrutural. É referência nacional em seu campo de atuação, tendo clientes por todo Brasil e em alguns países do exterior. A empresa conta com uma equipe de engenheiros civis que são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção dos softwares e ainda com um corpo de engenheiros civis responsáveis pelo suporte técnico (atendimento a clientes) dos programas.

Informações Adicionais

Data: 21/09 a 05/10/2019
Horário: 8:00 às 16:30
Local: Universidade do Vale do Itajaí - Campus Itajaí - D6 - Sala 110
Valor: R$ 550,00

Mais Informações

Responsável: Moacir de Oliveira Junior
E-mail: moaciroj@univali.br
Telefone: (47) 98407-5800

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

(As regras abaixo serão aplicáveis a todos eventos (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do evento por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o inscrito não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do evento, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O inscrito poderá requerer o cancelamento de inscrição, via e-mail, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do evento, b) 80% (setenta por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do evento.
 2.1 – O inscrito que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no evento contratado.
3 – CANCELAMENTO DO EVENTO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do evento, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via e-mail, à organização do evento.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação/pós-graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 15 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso será de até 30 dias úteis após envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais e CPF. O reembolso será feito por depósito bancário, em parcela única. Não será realizado estorno no cartão de crédito do inscrito.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no evento. O pagamento da inscrição no evento, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no evento e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do evento), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do evento, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do evento, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
5.3 – Certificado para autores/apresentadores de trabalho: A coordenação do evento poderá emitir certificação diferenciada para autores e apresentadores de trabalho. Os certificados de apresentação serão fornecidos somente às pessoas que procederem a apresentação presencial (oral, pôster ou de outra forma designada pelo evento). Os demais autores do trabalho receberão certificação como autores (ou coautores).
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do evento.

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