SharePoint
Cursos Livres

 Cursos Práticos e de Curta Duração

  ver todos os cursos

Curso de Direito das Migrações: desafios culturais e societários na Europa


Direito e Relações Internacionais|Online

banner-site-migratorio 1.jpg
A Univali, em parceria com a iniciativa Jean Monnet, lança o Curso de Direito das Migrações: desafios culturais e societários na Europa, uma formação voltada a acadêmicos, pesquisadores, profissionais do Direito e das Ciências Sociais interessados em compreender a complexidade das migrações no contexto europeu.

Alinhado aos objetivos do programa Jean Monnet, o curso busca aproximar o público brasileiro das bases jurídicas, culturais e institucionais da União Europeia, promovendo o estudo crítico e atualizado sobre o fenômeno migratório, com foco nos desafios contemporâneos de integração, segurança e direitos humanos.

Diante da relevância global das migrações e das transformações recentes enfrentadas pelo continente europeu, o curso oferece uma abordagem interdisciplinar e internacionalizada, reunindo temas como:

• História das migrações internacionais na Europa

• Migrações, culturas e sociedade na Europa

• Culturas jurídicas e circulação de modelos

• Modelos de reconhecimento do pluralismo cultural e religioso na Europa

Além de compreender as estruturas e valores do Direito Comunitário Europeu, os participantes serão capacitados a refletir criticamente sobre políticas públicas, legislações e desafios sociais, ampliando suas competências para atuar em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.​

|O qu​​e vamos aprender?

25/08 - Fronteiras culturais e mobilidade humana: desafios migratórios na Europa contemporânea

Ministrante: Prof. Rafael Padilha dos Santos

27/08 - Crises geopolíticas e gestão das políticas migratórias no espaço europeu

Ministrante: Prof. Tarcísio Vilton Meneghetti

03/09 - Noções de direitos autorais e seus reflexos na produção e disseminação global de elementos culturais

Ministrante: Prof. Marcos Vinicius Viana da Silva

​10/09 - Migrações transacionais e os desafios relacionados à nacionalidade

Ministrante: Profa. Carla Piffer

​17/09 - O direito à nacionalidade no sistema europeu: analise jurisprudencial

Ministrante: Prof. Tarcísio Vilton Meneghetti

24/09 – Migrazioni, diversità e interculturalismo: l’esperienza europea in prospettiva comparata

Ministrante: Profa. Maria Chiara Locchi

​01/10 – Noções de direitos autorais e seus reflexos na produção e disseminação global de elementos culturais

Ministrante: Prof. Marcos Vinicius Viana da Silva

​08/10 - Do multiculturalismo a interculturalidade na Europa

Ministrante: Profa. Luciene Dal Ri

13/10 - A jurisprudência recente da Corte Europeia de Direitos Humanos envolvendo o direito das migrações

Ministrante: Prof. Rafael Padilha dos Santos

22/10 - Desafios atuais sobre mobilidade humana e o direito comunitário europeu

Ministrante: Prof. Liton Lanes Pilau

banner-site-layout 3 (1).jpg

|Para quem é indicado?

- Estudantes de graduação

- Estudantes de pós-graduação das áreas de Direito, Relações Internacionais, Políticas Públicas, e qualquer área com interesse em temas ligados à migração, mobilidade humana e integração europeia;

- Professores, pesquisadores e acadêmicos que atuam nas áreas de Direito Internacional, Direito da União Europeia, Direitos Humanos e estudos de Migração.​

|Quando?

Data: 25/08 a 22/10
Horário: 14h às 16h
Carga horária total: 40h

Modalidade: on-line
Local das atividades: Univali - Campus Itajaí
Para início do curso será necessário mínimo de 15 alunos inscritos.
Para obtenção do certificado o aluno deverá obter 75% de frequência.

|Investimento

À vista:  R$ 250,00
Parcelado: 8X R$31,25 (parcelado no cartão de crédito)
Política de descontos com vagas limitadas:  alunos* 15%, egressos 25%, colaboradores da Univali e seus dependentes 50%.
*Pagamento diferenciado para o (a) aluno(a) ativo(a): O valor do curso poderá ser lançamento na mensalidade no valor integral, ou parcelado dentro da semestralidade.Consulte as possibilidades de descontos especiais para grupos fechados vinculados as empresas/instituições.​

| Mais ​infor​​mações​

Telefone: (47) 3341-4758
E-mail: cursoslivres@univali.br 
Instagram: @cursoslivresunivali​​ 

| Regras de Inscrição e Certificação

REGRAS PARA INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

​​(As regras abaixo serão aplicáveis a todos cursos livres (salvo casos excepcionais).

1 – PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: A organização reserva-se o direito de prorrogar as inscrições caso haja vagas disponíveis, bem como poderá alterar a data do curso por motivo de forma maior, com nova data a ser definida pela organização e comunicada aos inscritos, via e-mail. Neste caso, se o(a) inscrito(a) não puder participar das atividades na nova data, deverá comunicar, imediatamente, via e-mail, a organização do curso, podendo ser integralmente reembolsado, conforme descrito no item 4.
2 – CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO/DESISTÊNCIA: O(A) inscrito(a) poderá requerer o cancelamento de inscrição, via Sistema Elis - mesmo local no qual foi realizada a inscrição, com direito à devolução de: a) 100% (cem por cento) do valor pago, desde que o faça até 7 úteis antes da data de início do curso, b) 90% (noventa por cento) do valor da inscrição, desde que o faça no prazo compreendido entre 6 (dias) e 1 (um) dia antes do início do curso.
2.1 – O(A) inscrito(a) que não comunicar sua desistência e/ou não solicitar o cancelamento de sua inscrição no prazo acima mencionado NÃO terá direito ao reembolso e assume a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto no ato da inscrição.
2.2 – Não há a possibilidade de trancamento de matrícula no curso contratado.
3 – CANCELAMENTO DO CURSO: Caso não haja a quantidade mínima de inscritos ou ocorra algum contratempo de força maior que inviabilize a realização do curso, o mesmo será CANCELADO. O aviso aos inscritos será através do e-mail cadastrado no ato da inscrição e o reembolso será efetuado integralmente, de acordo com o item 4.
4 – REEMBOLSO: Será concedido reembolso aos inscritos somente nos casos previstos nos itens 1, 2 e 3.
4.1 – Pagamentos via boleto bancário: o prazo para reembolso é de até 30 dias úteis após o envio dos dados bancários nominais e CPF, via solicitação preenchida no Sistema Elis, à organização do curso.
4.2 – Pagamentos via mensalidade da graduação: o reembolso poderá ser feito como crédito em mensalidade ou via depósito bancário. O crédito em mensalidade ocorre em até 30 dias úteis e o inscrito deverá encaminhar (por e-mail) o código de pessoa e o nome completo para que o mesmo seja realizado. O prazo para reembolso via depósito é de até 30 dias úteis após o pagamento da inscrição e mediante envio para a organização (por e-mail) dos dados bancários nominais, CPF e comprovante de pagamento do boleto (caso ainda não tenha sido feita a baixa bancária).
4.3 – Pagamentos via cartão de crédito: o prazo para reembolso ficará condicionado à política de reembolso da administradora do cartão. O(A) inscrito(a) deverá formalizar (via Sistema Elis) para a organização a solicitação de cancelamento. O reembolso será realizado (pela administradora do cartão) na própria fatura do cliente.
5 – CERTIFICAÇÃO: terá direito ao Certificado o inscrito que frequentar às atividades previstas no curso. O pagamento da inscrição no curso, por si só, não dá direito ao recebimento de certificado de participação.
5.1 Confirmação de presença:  O inscrito deverá estar atento à forma de confirmação de presença no curso e/ou nas atividades que compõem o mesmo (leitor de código de barras, listas de presença ou outro método adotado pela organização do curso), pois sem a confirmação de presença feita pela coordenação do curso, a mesma reserva-se o direito de não emitir o certificado de participação ao inscrito.
5.2 – Certificados online: O Certificado, fornecido em formato online, estará à disposição dos participantes em até 60 dias após a data de término do curso, sendo a confirmação das frequências de responsabilidade dos organizadores das atividades. O participante será avisado via e-mail com as devidas instruções para impressão do mesmo. O inscrito poderá consultar seus certificados no site www.univali.br/elis.
Ao finalizar o processo de inscrição, o inscrito afirma que aceitou todos os termos e está ciente das informações e condições estipuladas pela coordenação do curso.​​




Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade