Direito

Campus Kobrasol

4

conceito mec


2017

Pesquisa


 

A pesquisa científica na Escola de Ciências Jurídicas e Sociais se enquadra dentro dos parâmetros e conceitos institucionais na Universidade. Beneficiado com um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica com conceito 5 da CAPES, o curso propicia um ambiente de pesquisa e intercâmbios permanentes com as principais universidades europeias.

Ano após ano, a pesquisa tem apresentado um desempenho altamente positivo, através dos programas institucionais, agências de fomento e a formação de grupos de estudos extraclasse, por professores e alunos, que materializam seus trabalhos na produção de artigos e participação em eventos de Iniciação Científica.

Diante desta demanda de acadêmicos e professores foram criados mecanismos de sociabilização dessa produção sob a forma de publicações científicas: Revista de Iniciação Científica - RICC, Produção Científica (ISSN 1982118-2), Revista Filosofia do Direito e Intersubjetividade, Revista Eletrônica Direito e Política, e a Revista Novos Estudos Jurídicos, do Programa de Mestrado e Doutorado e Ciência Jurídica.

Paideia

O projeto de pesquisa e extensão Paideia faz parte do Programa “Integra Ação: promovendo a sustentabilidade social”. Esse programa contempla cinco áreas de atuação: comunicação, direitos humanos, educação, meio ambiente e trabalho. As ações de pesquisa são desenvolvidas com o apoio do NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Como o Paideia nasceu com o objetivo geral de desenvolver a reflexão crítica dos discentes do Curso de Direito do Campus Kobrasol São José, pelo incentivo à Pesquisa e à Produção Científica no incremento ao índice de publicações dos docentes e discentes do Curso, o público alvo perpassa acadêmicos, professores, alunos bolsistas, colaboradores e voluntários, atuantes em variados trabalhos de pesquisa.

Alinhado ao Projeto Pedagógico do Curso, são estes os objetivos específicos que devem ser alcançados ao longo da sua execução:

1) Identificação das ações de pesquisa já existentes no Curso, mesmo que de forma isolada e não institucionalizada.

2) Motivação dos discentes à compreensão do papel da pesquisa na formação do cidadão crítico e ético.

3) Incentivo aos professores para elaboração de Projetos de Pesquisa e participação dos Editais voltados à pesquisa internos e externos.

4) Realização de palestras e debates com convidados externos.

5) Promoção da cultura por meio da aproximação do Curso com grupos de teatro e de música.

Nosso desafio permanente é pela manutenção do espírito pesquisador no curso, passando às gerações que vem chegando, a vontade e a determinação das que vão ocupando seus espaços no mercado de trabalho.

Grupos de Estudos

Em reuniões semanais ou quinzenais, os Grupos de Estudos oferecem aos acadêmicos discussões de temas e conteúdo não previstos nas matrizes curriculares do curso, em ambiente externo às salas de aula.

Atualmente, o Curso de Direito de Kobrasol possui os seguintes grupos de estudos em funcionamento:
 


 

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 546, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas 

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino / Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados